Como é feita a lã de camelo?

Escrito por allen cruthers | Traduzido por helena bianchi gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como é feita a lã de camelo?
Lã de camelo vem do bactriano, o camelo de duas corcovas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se você já viu o preço de um casaco de pelo de camelo, você pode ser capaz de adivinhar que fazer tecido a partir dessa lã é um processo complexo e especializado. Tecidos de lã de camelo são extremamente macios e quentes e são usados ​​para fazer casacos de luxo, lenços e chapéus -- mas é um longo caminho da corcova do camelo até o chão do varejo.

Outras pessoas estão lendo

O camelo bactriano

A lã de camelo é feita exclusivamente do pelo do bactriano, um camelo de duas corcovas. O camelo de uma corcova mais conhecido é o dromedário, que vive em climas desérticos quentes, como a Arábia e o Saara, e tem pelo curto. O bactriano, por outro lado, vive nos desertos frios de grande altitude da Mongólia e da China. O bactriano evoluiu com lã extremamente macia e quente para sobreviver aos invernos rigorosos do planalto da Mongólia.

Coletando as fibras

Ao contrário de ovelhas ou cabras, que devem ser tosquiadas a cada ano, os camelos mudam de pelo no final da primavera ou início do verão, derramando sua pesada lã de inverno. Esse processo leva entre seis e oito semanas. Os pastores de camelo ainda recolhem a lã pelos métodos tradicionais: os pedaços caídos de lã são recolhidos da terra durante a época de muda. Alguns pastores penteiam seus animais para completar esse processo.

A lã de camelo

A lã recolhida geralmente tem um bronzeado dourado na cor, mas pode variar de creme claro para um marrom avermelhado. A lã de camelo é composta de dois tipos de fibra: pelos de proteção longos e base curta.

Os pelos são espessos e grosseiros e podem ter até 45 cm de comprimento. Esses geralmente não são exportados, mas são usados ​​por pastores da Mongólia para fazer suas yurts (tendas) e para os seus casacos pesados de inverno. Às vezes, a lã é tecida em tecidos industriais e usada para coisas como cintos de máquinas.

A camada interna, ou base, é o pelo usado para fazer produtos têxteis. Esses pelos são mais curtos, geralmente entre 5 cm e 12 cm de comprimento. Eles estão entre as melhores e mais suaves fibras naturais em todo o mundo, semelhantes ao cashmere -- o que não é coincidência, já que a cabra cashmere também é nativa da Mongólia e ambos os animais evoluíram seus bons pelos para lidar com os invernos severos do local.

Fazendo o tecido

Após a lã de camelo ser recolhida, os pelos são separados mecanicamente do pelo base. Os pelos base são cardados para alinhar as fibras e, em seguida, são trançados em fios ou tecido. Como o pelo de camelo é muito caro, muitas vezes ele é misturado com lã de ovelha antes de ser trançado para fazer um tecido que seja mais econômico, mantendo grande parte da maciez do pelo puro de camelo.

O fios ou tecidos resultantes são geralmente deixados em sua cor natural, embora às vezes sejam tingidos de um tom mais escuro de marrom.

Pessoas que fazem tricô podem comprar fio de pelo de camelo, mas é mais comum que a lã seja tricotada ou tecida como um pano, geralmente em fábricas na China. O pano de pelo de camelo resultante é então exportado para todo o mundo e transformado em uma variedade de roupas de luxo.

Roupas feitas de pelo de camelo são extremamente macias e finas, com uma aparência brilhante. Elas são extremamente quentes, mas também leves e fortes -- propriedades que são tão valiosas para nós quanto são para o camelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível