Tecidos e materiais tradicionais do Egito

Escrito por matthew ferraton | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tecidos e materiais tradicionais do Egito
A produção têxtil egípcia data de centenas de anos atrás (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Antes da era da influência ocidental massiva, as culturas egípcias tradicionais duraram mais de 500 anos. Durante esse tempo, os egípcios usavam uma variedade de tecidos e materiais na produção têxtil. Através dos períodos Antigo, Ptolomaico e Medieval, materiais usados para têxteis variavam com a mudança de gostos dos egípcios e das sociedades com quem eles negociavam.

Os primeiros têxteis egípcios

Os egípcios antigos ficaram conhecidos por seus têxteis de alta qualidade, os quais eles trocavam com outras sociedades. O linho egípcio antigo permaneceu o tecido preferido por todo esse período. Os produtores usavam plantas de linhaça como matéria-prima. Essas plantas têm um período de crescimento curto e estão entre as fibras cultivadas mais fortes e longas. Além do linho, os egípcios antigos usavam outros produtos, como pelo de cabra ou lã de ovelha; o uso da lã, no entanto, era limitada pela crença muito difundida na época de que este era um material sujo.

Tecidos e materiais tradicionais do Egito
Os egípcios antigos preferiam usar o linho como seu material para produção de tecidos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Mudanças nos materiais durante os períodos Ptolomaico e Romano

Durante o Período Ptolomaico (323 a.C a 31 a.C), o linho permaneceu o tecido favorito dos produtores têxteis egípcios, porém, outros materiais ganharam popularidade. Os ptomoleus restringiram as áreas destinadas para cultivo da linhaça e introduziram o controle de preços. Como resultado, a lã, que antes era considerada "suja" na cultura egípcia, ascendeu seu uso como matéria prima no Período Ptolomaico e manteve-se como a principal fonte de material para tecidos. Os mercadores apresentaram a seda aos egípcios neste mesmo período. Os produtores têxteis do Egito adotaram rapidamente a seda como material para tecido, mas os administradores romanos e bizantinos restringiram pesadamente o uso desta.

Tecidos e materiais tradicionais do Egito
A lã de ovelha ganhou importância com as restrições do cultivo de outros materiais (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Materiais para tecidos usados na Idade Média

Os egípcios continuaram a usar o linho como sua matéria-prima principal na fabricação de tecidos durante a Idade Média. Os linhos egípcios ganharam reputação por terem a melhor qualidade do mundo. Também na Idade Média, o uso da lã como material para tecido ganhou o segundo lugar na escala de produção, próximo ao linho, como resultado das tribos islâmicas que se acomodaram na área com seus rebanhos de ovelhas. Depois do colapso do Império Romano e do Império Bizantino, a seda tornou-se a terceira matéria-prima mais usada nos tecidos egípticos. Os produtores têxteis do Egito começaram a usar o algodão em quantidades limitadas, normalmente combinando-o com outros tecidos.

Tecidos e materiais tradicionais do Egito
Depois da queda das restrições, a seda tornou-se o terceiro tecido mais utilizado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Usos para o tecido e materias tradicionais egípcios

As indústrias têxteis do Egito produziram tecido para usos variados através dos séculos. A maioria do governantes egípcios estabeleceram fábricas têxteis no palácio para fazer tecidos exclusivos para o espaço e seus moradores. Os egípcios também exportaram seus linhos de alta qualidade e tecidos para mercados destinados às elites europeias. Para o uso diário, no entanto, a maioria dos egípcios usavam roupas de linho e tinham um estilo muito simples.

Tecidos e materiais tradicionais do Egito
Durante os períodos Clássico e Medieval, os egípcios usavam roupas simples feitas majoritariamente de linho (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível