Fembendazol para gatos

Escrito por kelli coats | Traduzido por daniela reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fembendazol para gatos
Sem uma checagem regular das fezes, os gatos podem ser susceptíveis a parasitas gastrointestinais (cats image by vb_photo from Fotolia.com)

O fembendazol é uma droga usada para tratar parasitas gastrointestinais de cavalos, cães e gatos. A droga é parte da família de remédios chamada de anti-helmínticos. Veterinários formularam marcas específicas de fembendazol, como Safe-Guard (Hoechst) e Panacur (Hoechst). Genéricos também estão disponíveis no mercado. Não é necessário prescrição médica para adquirir fembendazol.

Outras pessoas estão lendo

Parasitas

Os parasitas intestinais podem ser visíveis a olho nu ou microscópicos. Para um diagnóstico adequado, as fezes do gato devem ser examinadas em busca de ovos que são deixados por vermes adultos. Outras vezes, os vermes são visíveis no vômito ou nos movimentos intestinais. Os gatos adquirem os parasitas depois de defecarem onde outros animais tiveram movimentos intestinais, assim como em parques e pátios. Gatas que esperam filhotes podem transmitir os parasitas para seus filhotes que ainda não nasceram. Doenças causadas por parasitas podem ser brandas ou mortais se não forem tratadas ou detectadas.

Usos

Fembendazol é usados em gatos para livrá-los de parasitas gastrointestinais que habitam seus intestinos e estômagos. Eles veem em grânulos por miligramas, em suspensões e pastosos. A droga combate parasitas estrongiloides e estrôngilos. Também combate lombrigas, tênias e outros vermes. Além disso, é efetivo no tratamento de parasitas nos pulmões e nas passagens branquiais. Fembendazol é disponível para compra no balcão, porém é recomendado que seja administrado sob os conselhos de um veterinário.

Precauções

Apesar de os veterinários prescreverem fembendazol para os gatos recuperarem a saúde, a droga poder ter efeitos colaterais. Antes de prescrever fembendazol, o veterinário deve verificar se o gato possui alguma alergia preexistente a algum remédio. Ainda, a droga não deve ser administrada a animais com hipersensibilidade. Depois de dar a droga a um gato, o vômito pode ocorrer. Amostras de fezes de animais podem também possuir vermes mortos. Consulte seu veterinário caso algum dos efeitos colaterais aparecerem de forma grave.

Administração

Fembendazol é administrado uma vez por dia durante vários dias consecutivos. Mesmo se um gato mostrar sinais de melhora, a dose completa deve ainda ser administrada, Isso irá evitar alguma recaída e ajudar o aumento da resistência para futuras infestações parasitária. A gravidade da condição parasítica determinará a administração e a duração da droga. E, ainda, os efeitos colaterais também serão levados em consideração. É recomendado consultar um veterinário licenciado antes de começar o tratamento.

Fembendazol para gatos
Procure um veterinário licenciado para começar o tratamento (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Sinais

Uma vez que os parasitas infestam a região gastrointestinal, os gatos mais jovens ficam sujeitos a adquirirem doenças agudas e mostrar sinais de anemia, desidratação, diarreia e vômito. Já os gatos mais velhos ficam propensos a adquirirem doenças crônicas como episódios esporádicos de diarreia, por exemplo. Sinais que denunciam essa situação são lesões na pele, vômito, diarreia e anemia. Checagens recentes nas fezes são recomendadas para gatos adultos que não estão tendo tratamentos preventivos contra parasitas gastrointestinais. Se os gatos são mais de rua do que de casa, uma checagem de três a seis meses é recomendada. Para os filhotes, uma checagem de fezes é sugerido cada vez que for ao veterinário tomar vacinas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível