Feridas no pé em papagaios

Escrito por jennifer uhl | Traduzido por ana marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Feridas no pé em papagaios
Papagaios têm pés sensíveis que são suscetíveis a se machucarem (Parrot image by Snezana Skundric from Fotolia.com)

Feridas no pé de papagaios domésticos podem ser preocupantes. A maioria das espécies de papagaio têm pés delicados, que podem se ferir facilmente. Se o dono não estiver em casa quando o papagaio se machucar, a preocupação é muito maior, pois há risco de infecção ou até mesmo de ter que amputar o pé. É extremamente importante que donos de papagaios entendam os riscos e as consequências associadas às feridas no pé de papagaios.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Os ferimentos mais comuns nos pés e pernas de papagaios resultam de armadilhas nas gaiolas, como ninhos e brinquedos. Estes são os lugares onde uma perna, um dedo ou um tornozelo inteiro podem se prender sem conseguir saírem. Sinos e brinquedos que contenham orifícios do tamanho de um dedo, aberturas em gota ou cordas desfiadas nas extremidades devem ser cuidadosamente avaliados antes de serem dados a um passarinho que pode se machucar. Quando permitir que passarinhos tenham brinquedos de corda, é vital manter as unhas aparadas para que não fiquem presas nos fiapos da corda, causando machucados nos dedos e no pé.

Materiais de nidificação

Aves pequenas, como os tentilhões e canários, são especialmente suscetíveis a lesões nos pés por material de nidificação. Materiais de ninhos que são longos e contêm fibras têm uma tendência natural para prenderem nos dedos e nos pés. Se um passarinho fica preso e não é socorrido, o dano causado pode ser grave o suficiente para causar a perda de um pé. Há materiais de nidificação que são seguros para pequenas aves, incluindo algodão natural, grama seca, estopa e papel, apesar de que todos devem ser limpos, secos e muito bem picados.

Ferimentos por anilhas

A maioria dos pássaros domésticas têm anilhas de identificação em seus tornozelos, que indicam de onde vieram ou trazem outras informações. Estas anilhas, embora úteis, também podem representar uma ameaça, pois podem ficar presas em objetos cortantes ou objetos salientes. Não é apenas o objeto em si que é uma ameaça, mas o pássaro também pode se ficar gravemente ferido quando em pânico e tentando escapar. A anilha pode contrair o fluxo de sangue e causar perda de um pé se o pássaro não conseguir se libertar.

Outros problemas no pé

Como as aves mantidas em cativeiro passam uma grande quantidade de tempo em pé, elas são naturalmente propensas a uma série de problemas que estão diretamente relacionados ao cativeiro. Por exemplo, os papagaios podem experimentar uma série de alterações na pele, como necrose de pé nos Papagaios-verdadeiros. Outro problema comum nos pés é uma reação alérgica aos materiais em poleiros e em outros itens, causando irritações da pele, erupções cutâneas e necrose ou desvitalização da pele. Passarinhos de estimação também podem contrair infecções virais, fúngicas e bacterianas nos pés, o que pode deixar os pés mais suscetíveis a lesões.

Prevenção

Poleiros e outros materiais para o apoio devem ser seguros ao papagaio, proporcionando uma superfície suave e confortável para os pés delicados. Você deve limpar e higienizar poleiros regularmente para prevenir doenças ou infecções, que podem causar mais prejuízos para os pés. Todos os brinquedos e presentes do passarinho precisam ser examinados pela possibilidade de se tornarem armadilhas, e quando for dar um brinquedo novo ao papagaio, você deve acompanhá-lo de perto pelas primeiras horas para garantir que é totalmente seguro antes de deixar a ave a sós com o brinquedo. Se você tem alguma dúvida sobre um brinquedo para papagaios, pergunte a um veterinário ou escolha um brinquedo diferente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível