Por que papagaios morrem de repente?

Escrito por sadie may | Traduzido por luciene angeli
Por que papagaios morrem de repente?
Aves de estimação geralmente escondem sintomas de doenças ou machucados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Encontrar uma ave de estimação morta na gaiola pode ser chocante, especialmente se o proprietário não sabia que o animal estava doente ou ferido. Infelizmente, esta é uma ocorrência comum para proprietários de papagaios. Pode parecer que seus animais de estimação morrem de repente e misteriosamente, mas geralmente há uma explicação por trás da morte e, por vezes, se o problema for descoberto cedo o suficiente, a ave poderá ser tratada com sucesso.

Comportamento instintivo

A razão pela qual tantos proprietários de papagaios não percebem que eles estão doentes é simples, as aves não querem que eles saibam. Aves escondem instintivamente sinais de doenças e lesões, pois na natureza isto atrairia a atenção de predadores. Predadores costumam observar suas presas e selecionar como alvos os animais que têm dificuldade de voar ou andar. Se sinais de doença estão evidentes em um papagaio de estimação, ele tornou-se fraco e já não pode mais mascarar sua dor ou lesão. Neste ponto, um tratamento de emergência é crucial.

Doenças

Exames veterinários regulares podem detectar problemas no início. Papagaios podem transportar uma variedade de doenças e só mostram sinais sutis ou mesmo sinal nenhum. Se uma ave entra frequentemente em contato com outras em reuniões para troca, de clubes ou shows de aves, há uma forte chance de que será exposto a vírus, fungos ou doenças bacterianas. Algumas das doenças comuns que aves podem ter sem demonstrar nenhum sinal de infecção são: a doença da dilatação proventricular, psitacose, doença de Pacheco, e doença do bico e da pena em psitacídeos. Giardia é um protozoário que pode ser transmitido através de fezes contaminadas. Mantenha contato entre aves fora de casa a um mínimo. Se uma nova ave for comprada, mantenha-a em quarentena em uma gaiola e sala separada por pelo menos um mês. Check-ups regulares no veterinário podem ajudar na detecção precoce de doenças através de verificações de peso e exames de sangue.

Por que papagaios morrem de repente?
Check-ups regulares podem ajudar na detecção precoce de doenças em aves (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Trauma físico

Uma das principais causas de morte em papagaios de estimação é o trauma físico. Se uma ave fica solta, ela pode voar em objetos ou ser atacada por outro animal de estimação. Ela pode sofrer ferimentos internos que não estão fisicamente evidentes, mas que serão fatais em poucas horas. Sacos aéreos rompidos, hemorragia cerebral de uma concussão e hemorragia nos órgãos internos são comuns em casos em que o animal se assusta e voa em objetos. Mesmo que ele não seja ferido por um cão ou gato, o contato com a saliva e as garras carregadas de bactérias destes animais podem causar infecção e morte. Corte as asas da ave para que ela não possa voar dentro de casa. Nunca confie em outros animais de estimação em torno de uma ave. Além disso, algumas aves causam lesões físicas em companheiros, por isso certifique-se de monitorar o comportamento de animais mantidos na mesma gaiola.

Fumaça

Os papagaios têm sistemas respiratórios extremamente sensíveis e podem morrer rapidamente se forem expostos a gases tóxicos e fumaça. Um dos gases mais comuns que causam morte súbita em papagaios é a de panelas antiaderentes. Estes itens são revestidos com politetrafluororetileno, também conhecido como teflon. Se uma panela com este revestimento está superaquecida, os gases são emitidos e podem encher uma sala rapidamente. A fumaça também pode fazer com que seres humanos fiquem doente com sintomas de gripe. O teflon também é encontrado em ferros de passar, algumas lâmpadas e chapas. Produtos de limpeza comuns também liberam gases que podem matar um papagaio. Amônia e cloro liberam vapores que causam reações respiratórias graves em aves. Vazamentos de gás e monóxido de carbono podem matar aves muito antes de afetarem seres humanos.

Veneno

Envenenamento por alimentos e plantas domésticas podem causar morte súbita em papagaios. Chocolate, abacate e bebidas que contêm cafeína podem ser mortais. As aves são naturalmente curiosas e podem roer plantas, algumas das quais podem ser altamente tóxicas. Oleandro, filodendro, dedaleira, azaleia, teixo, tabaco, orelha de elefante e poinsétias são algumas plantas comuns e venenosas para papagaios. Se plantas ou alimentos prejudiciais forem ingeridos, as substâncias nocivas serão absorvidas pelo sistema da ave em questão de horas.

Outras causas

A privação de água pode matar uma ave dentro de três dias. Isto normalmente ocorre quando a água é fornecida através de uma garrafa de água e a esfera da ponta fica presa. É importante verificar todos os dias se a garrafa de água está funcionando corretamente. Superaquecimento é um outro problema que pode causar morte rápida. Mesmo que muitos papagaios sejam naturais de climas quentes, eles não podem lidar com a exposição a altas temperaturas por longos períodos de tempo. Aves nunca devem ser deixadas dentro de um carro, mesmo com as janelas abertas. Até uma jaula colocada na sombra ao ar livre, pode acabar pegando luz solar direta no final do dia. A gaiola posicionada perto de uma janela também pode ficar muito quente. A menos que uma ave seja capaz de abaixar a temperatura corporal dela através da ofegação ou de um banho em água fria, ele convulsionará e morrerá.