×
Loading ...

Saúde das galinhas: problema nos pés

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Problemas nos pés de galinhas podem levar a uma falta de mobilidade e problemas ao ciscar. Uma vez que os problemas do pé são comuns entre esses animais, estar ciente do problema e o que fazer para corrigi-lo é uma parte importante da criação de galinhas.

Vários fatores podem contribuir para problemas nos pés de galinhas (roosters image by Photoeyes from Fotolia.com)

Causas

A maioria dos problemas são causados por deficiências nutricionais e ambientes ruins. No entanto, também é importante lembrar que alguns problemas são devido à genética e ao crescimento rápido. As galinhas que crescem rápido demais acabam colocando mais pressão no pé em desenvolvimento do que deveriam. Da mesma forma, os ácaros escamosos da pata podem causar claudicação.

Loading...

Identificação

Existem várias maneiras de identificar problemas no pé de uma galinha. Observe-a por algum tempo e veja se ela está caminhando de maneira delicada ou mesmo mancando. Ela também pode ter problemas para ciscar o chão. Após uma inspeção mais próxima, o pé pode parecer inchado e, se ocorreu irritação constante, pode haver uma crosta sobre a almofada do pé. Também pode haver cortes que podem infeccionar.

Prevenção/solução

É importante adequar o ambiente em que suas galinhas vivem para evitar problemas nos pés. Coloque uma rampa entre o local onde dormem e o chão, pois uma queda grande pode causar ferimentos. Coloque o viveiro em um lugar com terra macia, feno ou grama, pois caminhar em um piso duro pode ferir seus pés. Use uma areia macia e absorvente, toalhas de pano velhas ou aniagem nos ninhos para evitar que escorreguem e fornecer tração. Alimente suas galinhas com alimentos de alta qualidade e evite a aglomeração em comedouros e água.

Isolação

Quando apenas uma delas parece estar sofrendo de problemas nos pés, isole-a. Mantenha-a em um galinheiro pequeno, com acesso fácil a alimentos e água, o que ajudará a limitar os seus movimentos. Em muitos casos, isso irá resolver um problemas causados por lesão em cerca de uma semana. Uma ave que tenha sido isolada não deve voltar ao grupo até que esteja bem.

Aviso

Inspecione os pés das galinhas antes de decidir criá-las. Problemas no pé podem ser genéticos e galinhas reprodutoras que são propensas a problemas nos pés, mesmo em um bom ambiente, podem estar passando o traço para as próximas gerações.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...