Ferramentas que geólogos usam para coletar amostrar de rochas

Escrito por tony oldhand | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas que geólogos usam para coletar amostrar de rochas
Os geólogos usam ferramentas de alta tecnologia e ferramentas tradicionais, como essa pá (shovel image by Wayne Abraham from Fotolia.com)

Geologia é uma ciência altamente evoluída que utiliza ferramentas tradicionais. Sendo este o caso, os geólogos usam tantas ferramentas quanto puderem para estudar a Terra. Elas variam entre as de alta tecnologia até as mais tradicionais, como picaretas e pás.

Outras pessoas estão lendo

Picaretas e pás

Na extremidade inferior do espectro de ferramentas estão as ferramentas tradicionais. Elas incluem picaretas, pás e martelos. Um geólogo pode ver uma formação rochosa interessante. Ele corta a rocha com uma picareta e usa uma pá para colocar as amostras em um balde. Leva as amostras ao laboratório para análise posterior. Este método é de tecnologia baixa, mas funciona bem, por isso ainda está sendo usado hoje.

Perfuração de núcleo

Caso um geólogo queira ver uma amostra de rocha que está nas profundezas da terra, uma broca de núcleo é usada. Ela é um tubo oco de aço de cerca de 7 cm de diâmetro. Tem diamantes industriais ligados à aresta, e é introduzida na terra por um conjunto de torres de perfuração. À medida que a broca afunda na terra, uma seção de solo, rocha e outros materiais são recolhidos no interior do tubo. O tubo é trazido para cima e aprisionado na amostra e empurrado para fora por uma barra de aço.

A broca de núcleo pode ser conduzida por milhares de metros abaixo do solo. Por exemplo, o Serviço Geológico dos EUA afundou uma broca de núcleo 457 metros de profundidade perto de Savannah, na Geórgia, durante a perfuração de um exame geológico de um poço profundo. O projeto foi concluído em abril de 2010, e permite que os geólogos estudem rochas de 60 milhões anos de idade.

Wireline log

O wireline log é na verdade um conjunto de ferramentas alojadas dentro de uma cápsula robótica chamado de log. Um buraco é perfurado nas profundezas da terra. Uma variedade de ferramentas, tais como uma pequena câmera, raspadores e pequenos baldes, ficam alojados dentro da cápsula. Os geólogos controlam o log da superfície. Um raspador recolhe uma amostra na parte inferior do furo e é trazido para cima para a análise. Segundo o Relatório Innovations, troncos de telefonia fixa fornecem uma maneira precisa de procurar amostras coletadas do subsolo profundo.

Química

Os geólogos não trabalham sozinhos. Eles contam com a experiência de outros profissionais, como os químicos. Um bom exemplo disso é o esforço de exploração de diamantes no norte do Canadá, conforme descrito no site da Earth Explorer. Amostras de núcleo (adquiridas pela perfuração de núcleo) foram trazidas pelos geólogos. Químicos analisaram as amostras e descobriram um lote de granadas em rocha em muitas das amostras. Granada é normalmente encontrada lado a lado com diamantes. No entanto, a análise química de algumas amostras de granada revelou que as condições da terra não estavam boas para criar diamantes em algumas áreas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível