Ferramentas e técnicas para controle de qualidade na indústria automobilística

Escrito por christine lebednik | Traduzido por sheila bratti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ferramentas e técnicas para controle de qualidade na indústria automobilística
O controle de qualidade é fundamental na indústria automobilística (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O controle de qualidade na indústria automobilística é um aspecto importante do processo de produção, devido à complexidade das peças mecânicas envolvidas e da necessidade de uni-las corretamente com outras partes do motor. Uma combinação de ferramentas e técnicas é usada no processo de controle de qualidade dentro da indústria, e tanto a inspeção física quanto as metodologias de controle automatizado são importantes para o controle de qualidade feito na produção de automóveis, começando pelas peças componentes.

Outras pessoas estão lendo

Sonda de medição e sensores

Uma das ferramentas usadas no controle de qualidade é a sonda de medição, que é utilizada em conjunto com uma inspeção física e técnicas pneumáticas, como menciona o site da Universidad de Murcia. Essa metodologia tem um inconveniente: ainda que ela possa identificar partes com defeito, não permite ao inspetor relacionar a origem do defeito com qual etapa do processo de produção em que ele ocorreu. Em alguns caso, o processo de verificação de qualidade na indústria automobilística usa sensores de triangulação com alta precisão juntamente com as sondas. Ainda assim, mesmo com a ajuda desse método, a sonda e a inspeção mecânica não são capazes de dizer em qual passo da produção ocorreu o defeito na peça com problemas.

Inspeção visual

A inspeção visual também é importante no controle de qualidade da indústria automobilística. Durante uma inspeção visual, o funcionário procura por fissuras, arranhados ou linhas ao longo da curvatura da peça, além de manchas, resíduos, etc. Essa técnica pode servir ainda como passo preparatório para o uso do sistema de controle de qualidade automatizado chamado de SMARTMEC, como aponta o site da Universidad de Murcia. Essa metodologia tem a vantagem de possuir alta flexibilidade, garantindo seu uso em uma ampla quantidade de peças diferentes.

Magnaflux™

Outro método de controle de qualidade usado na indústria automobilística envolve a Magnaflux™. Está é um técnica que permite ampliar as propriedades visuais de superfícies usinadas, como as peças. Essa metodologia usa uma combinação de luz ultravioleta e solução magnética, permitindo que uma câmera utilizada no processo de inspeção visual detecte defeitos de forma mais precisa, já que ela proporciona um ângulo constante da câmera em relação à superfície da parte inspecionada.

Softwares

O software de controle de qualidade, e o monitoramento automatizado que ele fornece, também constituem uma ferramenta que a indústria automobilística utiliza. Novos veículos são lançados frequentemente no mercado, então companhias de softwares para controle de qualidade também desenvolvem novos produtos, como aqueles que estão relacionados a carros híbridos ou elétricos, de acordo com o site Industryweek.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível