Fibra óptica versus fio de cobre

Escrito por mikhail polenin Google | Traduzido por mariana oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Fibra óptica versus fio de cobre
A fibra óptica provê muito mais velocidade de banda do que o fio de cobre (Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Quando redes de computadores foram inventadas, fios de cobre eram usados nos cabos que conectavam a Internet. Entretanto, logo após a fibra óptica ter sido inventada, muitos provedores de acesso optaram por construir as redes de transporte com o novo meio de comunicação, acreditando que isso seria melhor no futuro.

Outras pessoas estão lendo

Transmissão através de fios de cobre

Fios de cobre foram primeiramente utilizados para comunicação através do telefone. Para economizar recursos, a mesma estrutura foi usada para a transmissão de dados da Internet. Fios de telefone funcionavam para linhas ADSL porque as frequências que nao eram usadas ainda eram capazes comportar uma grande quantidade de dados. Entretanto, há um limite para a quantidade de dados transferidos por minuto e a Internet precisa de mais velocidade a cada dia que passa.

Transmissão através de fibra óptica

O uso de fibra óptica começou na década de 80, logo após a primeira transmissão de dados em 1977, quando a General Telephone Electronics começou a demonstrar o potencial dessa tecnologia. Essa tecnologia tem sudo melhorada ao longo dos anos e tem uma grande velocidade de transmissão até mesmo a longas distâncias (mais de 2000 km, por exemplo). Isso parece resolver a maioria dos problemas que são presentes nos fios de cobre. A maioria das instalações de fibra óptica foram feitas por motivos comerciais. Instalações para fins pessoais eram, muitas vezes, raras.

O alto custo da fibra óptica

As pessoas não instalam linhas de fibra óptica em suas casas porque ainda é caro investir nessa tecnologia. O custo da Internet com configurações de fibra óptica é bastante elevado e não vale a pena se voce quer uma conexão de 6 Mb. Até mesmo algumas ISPs ao redor do mundo não investem em fibras ópticas por causa do seu alto custo de substituição das suas estruturas de cobre que já estão implantadas.

Vantagens da fibra óptica

Da perspectiva de ums ISP, é quase sempre um bom investimento gastar algum dinheiro com fibra óptica. Usando fibra óptica, uma infra-estrutura de Internet vai precisar de menos manutenção do que uma estrutura com fios de cobre, já que fibra óptica é muito mais resistente. Para lhe dar uma idéia de como a fibra óptica é resistente, aeronaves são normalmente fabricadas com fibra de vidro (material o qual os cabos de fibra óptica são feitos) no lugar de aço, por causa da resistência de impacto e do leve peso da fibra em comparação dos feitos de aço. Esse não é o único benefício. As preocupações com a distância da central também serão eliminadas devido a igual distribuição de banda, não importando a distância que o usuário esteja da central. Cabos de fibra óptica podem transmitir sinais a mais de 200 km.

Vantagens do fio de cobre

Para uso pessoal, fibra óptica não são, muitas vezes, uma boa idéia. A não ser que alguém queira começar uma central de processamento pessoal ou utilizar uma conexão à Internet de alta velocidade (algo em torno de 1 Gb por segundo), investir em fibras ópticas não seria aconselhável. O cobre funciona em conexões ADSL simples desde que não haja uma distância muito grande entre o modem e a tomada do telefone. Cobre geralmente transmite dados sem perda a uma distância de 2 km ou menos. Acima de tudo isso, a demanda de banda em uma conexão ADSL é baixa o suficiente (em média de 6 a 8 Mbps) para fios de cobre.

Fibra óptica versus fio de cobre
Fios de cobre são bons o suficiente para uso pessoal (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível