Mais
×

Como uma fibra de vidro é jogada fora?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fibra de vidro é uma forma de plástico que é feita cobrindo com resina um tipo de malha de plástico. Algumas fibras de vidro são grossas e duras, e são usadas para fins de proteção ou para formar latarias de carro ou barcos. Essas versões são fáceis de descartar e são famosas por serem leves e resistentes às condições do tempo. Outras versões são muito leves e são usadas como isolantes em paredes.

Fibra de vidro pode ser usada como material de proteção ou como isolante (Farbspiel image by schaltwerk from Fotolia.com)

Reciclando

Um dos métodos mais populares de descartar fibras de vidro é reciclando. Se o isolante de fibra de vidro ainda está em boas condições, ele pode ser coletado e reusado com isolante. Até alguns tipos de fibra de vidro que estão desgastados ou rasgados podem ser incluídos em novas construções com essa fibra, como isolamento conglomerado, que é feito de muitos materiais diferentes.

Pequenas quantidades

Pequenas quantidades de fibra de vidro usadas para projetos ou substituição de partes podem ser descartadas de maneira correta, sem agredir a natureza. A fibra de vidro é popular porque, ao menos que seja movimentada frequentemente (o que pode soltar algumas fibras minúsculas no ar), não apresenta nenhum perigo ao meio ambiente. Lascas e pedaços da fibra de vidro podem ser colocados no lixo junto ao lixo comum com outros materiais não recicláveis.

Jogando fora a fibra de vidro

Para grandes quantidades de fibra de vidro, é preciso contatar uma empresa de gerenciamento de resíduos. Isso acontece quando uma restauração precisa que uma grande quantidade de fibra de vidro seja removida, ou quando um tipo de fibra ultrapassado que ainda contenha amianto está sendo removido de acordo com os padrões exigidos. Nesse caso, uma empresa de gerenciamento de resíduos dará a permissão para o descarte da fibra de vidro. Essa fibra é, então, reciclada ou incorporada com segurança a um aterro.

Barcos de fibra de vidro

Barcos de fibra de vidro são uma exceção interessante à legislação aplicada a fibras de vidro comuns. De acordo com a legislação do meio ambiente dos Estados Unidos, materiais de fibra de vidro não podem ser despejados no mar. Porém, barcos feitos de fibra de vidro não se encaixam nessas leis, então legalmente eles podem ser abandonados no mar contanto que afundem e não continuem flutuando sobre a água. Esses barcos não podem ser usados para fazer molhes ou recifes artificiais.

Trabalhando com fibra de vidro com segurança

Fibras de vidro, especialmente as isolantes, podem ser perigosas para trabalhar frequentemente devido às pequenas partículas que se soltam no ar. Se essas partículas entrarem nos olhos, elas podem causar danos oculares. Isolantes de fibra de vidro podem causar, por si só, irritação da pele, então é necessário usar roupas de proteção para lidar com esse tipo de isolante, junto a um equipamento adequado de proteção para os olhos, como um óculos de segurança.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article