Mais
×

Como ficar com a posse de sua casa em um divórcio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você quer conseguir a posse de sua casa depois do divórcio, não se mude. Faça com que seu cônjuge saia, se possível.

Instruções

Saiba como ficar com a posse de sua casa depois do divórcio (house image by Ian Holland from Fotolia.com)
  1. Com qual dos pais seus filhos irão morar? Geralmente, para a criança, faz mais sentido permanecer em casa.

  2. Saiba que, se você conseguir a guarda dos seus filhos, terá uma chance maior de ficar com a casa. Mas não peça pela guarda só porque quer a casa. As crianças devem morar com o pai que tem mais tempo e competência para cuidar delas.

  3. Considere os pagamentos de hipoteca. Você e seu ex-cônjuge serão capazes de pagá-los depois do divórcio? Vocês dois terão a mesma renda que tinham antes do divórcio, mas terão que pagar por uma segunda residência.

  4. Peça para que seu cônjuge se mude assim que você decidir que quer ficar com a casa. Você terá uma chance maior de conseguir a posse se for o único morando nela.

  5. Não se mude. Pode ser quase insuportável morar na mesma casa que seu futuro ex, mas se você sair, terá menos chances de ficar com a posse da casa.

  6. Peça ao tribunal uma ordem de retirada, o que te dará a posse temporária da casa e forçará seu cônjuge a se mudar enquanto o caso é julgado. Ordens de retirada geralmente são dadas quando existe o perigo de abuso físico.

  7. Esteja preparado para provar ao tribunal por qual razão você merece ter a posse da casa. Alguns bons motivos são: você tem um negócio em casa e seria difícil mudá-lo de lugar; você tem a guarda de seus filhos; você tem competência para cuidar da casa; você pode pagar pela hipoteca.

O que você precisa

  • Livros sobre divórcio
  • Advogados
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article