Mais
×

Como fazer fichas de referências bibliográficas para um artigo científico

Atualizado em 21 novembro, 2016

Um artigo científico exige informações de diversas fontes. Elaborar fichas de referências bibliográficas é uma ótima maneira de organizar os livros, as revistas e os sites que você irá citar em seu artigo. Um sistema de correspondência entre letras no seu manuscrito e nas fichas de referências vai poupar você do esforço de ir atrás dos textos que você já leu anteriormente. Alguns orientadores exigem que o seu projeto tenha este tipo de ficha, portanto, é importante saber como formatá-las.

Instruções

Economize tempo e organize-se, elaborando fichas de referências (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

    Livros

  1. Escreva o número de identificação da biblioteca no canto superior esquerdo. Este número geralmente se encontra em uma etiqueta na lombada do livro.

  2. Escreva o nome da biblioteca logo abaixo do número de identificação.

  3. Escreva a letra da referência no canto superior direito da ficha. Esta letra irá identificar as suas citações de acordo com a fonte. Você também pode fazer uma legenda utilizando números ou cores para associar a referência à citação.

  4. Anote o nome do autor no centro da ficha. Escreva primeiro o sobrenome e depois o primeiro nome, separando-os com vírgula.

  5. Escreva o título do livro ao lado do nome do autor, e sublinhe. Anote a cidade de publicação. Se esta informação estender-se para além da primeira linha, continue na segunda, mas faça um recuo antes.

  6. Coloque dois pontos após o nome da cidade de publicação, e escreva o nome da editora, seguido por um ponto final. Depois deste ponto final, inclua o ano de publicação.

    Revistas

  1. Escreva a legenda, seja esta letra, número ou cor, no canto superior direito das fichas para identificá-las de acordo com o tipo de referência.

  2. Anote o nome do autor no centro da ficha. Coloque o sobrenome e depois o primeiro nome, separando-os com vírgula.

  3. Anote o título do artigo da revista entre aspas, após o nome do autor. Anote o título da revista e sublinhe-o. Se esta informação estender-se para além da primeira linha, continue na segunda, mas faça um recuo antes.

  4. Anote a data de publicação da revista seguida por dois pontos e anote os números das páginas em que o artigo está.

    Sites

  1. Escreva a legenda, seja esta letra, número ou cor, no canto superior direito das fichas para identificá-las de acordo com o tipo de referência.

  2. Anote o nome do autor no centro da ficha, se ele constar no site. Coloque primeiro o sobrenome e depois o primeiro nome, separando-os com vírgula.

  3. Anote o título do site após o nome do autor, e sublinhe. Se esta informação estender-se para além da primeira linha, continue na segunda, mas faça um recuo antes.

  4. Anote a data em que a informação foi publicada, caso apareça. Além disso, inclua a data em que você acessou a informação. Separe as duas datas com um ponto final. Acrescente o endereço do site no final, entre colchetes.

O que você precisa

  • Fichas
  • Canetas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article