Filhotes de pastor belga e a pele seca

Escrito por angela brady | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Filhotes de pastor belga e a pele seca
O pastor belga é particularmente suscetível a alergias na pele (the dog licks lips image by Sergejs Nescereckis from Fotolia.com)

Filhotes costumam ter pele seca e escamosa. Na maioria das vezes, isso é causado por problemas menores que são fáceis de serem solucionados, como dieta inadequada ou banho em excesso, mas também pode ser um sinal de uma infestação parasitária ou uma infecção da pele em desenvolvimento, a que o pastor belga é particularmente susceptível. A única maneira de saber com certeza é consultando seu veterinário. Ela vai examinar visualmente a pele, verificar se há pulgas e fazer uma raspagem para procurar os ácaros sob um microscópio. O tratamento depende da causa, mas a maioria dos problemas de pele pode ser resolvido muito facilmente.

Outras pessoas estão lendo

Banho em excesso

Os filhotes são sujos. Entre acidentes e travessuras, eles tornam-se malcheirosos rapidamente. O primeiro instinto do novo proprietário é banhar o cão cada vez que ele se suja, mas isso pode levar ao ressecamento da pele. Um filhote de cachorro não deve ser banhado mais de uma vez por semana, e o xampu deve ter sempre uma fórmula suave para cachorro para que não lhe irrite a pele. Lenços umedecidos são uma maneira prática de limpar os animais. Porém, se ele ficar muito sujo, um rápido banho de mangueira, sem xampu deve ser o suficiente.

Dieta

Uma dieta inadequada pode não fornecer todas as vitaminas e minerais que seu cachorro precisa para crescer, e isso se evidencia em sua pelagem. Pele seca e escamosa com pelagem sem brilho e ressecada pode indicar que o alimento do filhote esteja carente de gorduras essenciais e proteínas. Mudar para uma ração premium formulada especificamente para filhotes costuma resolver o problema. O pastor belga é conhecido por sua predisposição a alergias de pele, o que às vezes pode ser desencadeada por um determinado alimento. Mudar para uma ração mais forte com uma fonte de proteína diferente pode ajudar, ou o veterinário pode prescrever uma dieta antialérgica.

Sarna

Os cachorros não são imunes à sarna, e a demodécica, que é hereditária, é comumente encontrada em cães jovens. A sarna sarcóptica vem da exposição a um cão infectado, e uma vez que os filhotes são geralmente isolados até todas as suas vacinas sejam dadas, este tipo de infestação é rara, mas ainda pode ocorrer. Seu veterinário irá administrar uma série de injeções de ivermectina ou antissarna, dependendo do tamanho do filhote e da idade. Os pertencem do animal, bem como sua cama e locais onde frequenta devem ser tratados com spray de permetrina.

Infecção de pele

O pastor belga também é conhecido por infecções na pele, tanto bacterianas quanto fúngicas. Embora a maioria das infecções se apresentem com a pele úmida e irritada, quando ela de repente fica seca e escamosa, pode indicar que esteja começando a se alastrar. As infecções de pele são tratadas com antibióticos orais em conjunto com cremes antibióticos ou antifúngicos, além de xampu antimicrobiano.

Pulgas

Embora as pulgas não causem ressecamento, o ato de coçar constantemente que acompanha uma infestação vai irritar a pele e causar descamação. Afaste os pelos do filhote e olhe em sua base próximo a pele. Se houver minúsculas sujeiras pretas, isso é um sinal claro de pulgas. Um medicamento adequado matará todas dentro de 24 horas e evitará uma nova infestação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível