Mais
×

Como filtrar argila coloidal de água de poço

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Filtrar argila coloidal de sua água pode ser um feito difícil de se realizar. As partículas extremamente finas podem deixar a água turva e não podem ser removidas com filtros comuns. Filtros de sedimentos típicos, de 30 mícrons, provavelmente não serão adequados. A argila coloidal geralmente precisa ser coagulada antes da filtração, o que agrega as partículas de argila para que elas possam ser coadas por um filtro comum. Outra opção é o uso de ultrafiltração ou nanofiltração, o que requer filtros menores do que um mícron. Uma combinação dessas duas opções pode ser necessária. Uma assistência profissional irá garantir a abordagem mais adequada e econômica.

Instruções

Água turva é um sinal de partículas de argila coloidal em seu poço (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Agende uma inspeção de seu poço e peça para que o inspetor procure por uma infiltração superficial de água, caso seu poço seja fundo. Selar o poço 3 a 6 metros abaixo do nível de infiltração pode ajudar a reduzir os níveis de argila significativamente, mas este processo não deve ser realizado caso a produção de água seja limitada como resultado. A consulta de um especialista é altamente recomendada.

  2. Estabeleça um ponto de entrada de filtro secundário, com menos de um mícron, chamado de nanofiltração ou ultrafiltração. Procure por sinais de nebulosidade para determinar se a argila coloidal foi removida. Prepare uma série de nanofiltros paralelos para aumentar a eficiência e reduzir a necessidade de troca dos filtros.

  3. Adicione um coagulante, tal como o sulfato de alumínio, à água do poço, em uma proporção de 1/8 de colher de chá para cada 3,8 litros de água, caso o filtro de mícrons sozinho não seja o suficiente para remover a argila. Cloreto de ferro e outros coagulantes também estão disponíveis para uso. Coagulantes, também chamados floculantes, funcionam reduzindo as cargas negativas das partículas, fazendo-as se agregarem em grupos maiores, que podem ser retidos em um filtro. Passe a água por um filtro de partículas antes de beber.

Dicas

  • Como os efeitos dos coagulantes são afetados por pH e outros fatores, talvez seja necessário testá-los antes de usar. Prepare uma série de jarras, cheias com a água do seu poço, e adicione cada tipo de coagulante proposto, para ver quão bem o material condensa e coagula em cada jarra. Consultar um profissional em tratamento de água pode ajudá-lo a selecionar o melhor sistema para a água do seu poço.

Aviso

  • A Organização Mundial de Saúde informa que a floculação e remoção de argila residenciais são possíveis, mas não podem ser otimizados sem equipamento e treinamento apropriados em aplicação de produtos químicos. A organização não recomenda o método para aplicação caseira.

O que você precisa

  • Coagulante
  • Nanofiltro
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article