O fitoplâncton marinho cura doenças mentais?

Escrito por patricia french | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O fitoplâncton marinho cura doenças mentais?
Os fitoplânctons também são chamados de algas (Image by Flickr.com, courtesy of Steve Jurvetson)

As pesquisas têm mostrado cada vez mais que a nutrição tem um papel importante na prevenção e no alívio de doenças mentais, como depressão, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), vícios, autismo, ansiedade, transtornos alimentares, transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e esquizofrenia. Embora não seja uma cura para essas doenças, o fitoplâncton marinho tem provado ser uma fonte alimentar incomparável para as necessidades básicas de uma boa saúde mental.

Outras pessoas estão lendo

O que é o fitoplâncton?

Os fitoplânctons, também conhecido como algas, são organismos microscópicos que vivem no oceano ou em lagos de água doce. Como outras plantas, eles convertem a luz solar em energia, que depois é consumida como alimento por outras espécies. Os fitoplânctons contêm uma concentração muito alta dos nutrientes essenciais que precisamos para alcançar uma boa saúde e bem-estar, além de ajudarem a relaxar o sistema neurológico e melhorar o funcionamento cerebral.

O fitoplâncton marinho cura doenças mentais?
Os fitoplânctons também são chamados de algas (Image by Flickr.com, courtesy of Steve Jurvetson)

Necessidades nutricionais

As vitaminas essenciais, principalmente as do grupo B, os ácidos graxos ômega-3, os aminoácidos e os minerais são necessários para o funcionamento mental adequado. Descobriu-se que os pacientes com transtornos mentais sofrem uma deficiência grave desses elementos vitais. Os aminoácidos são necessários para o funcionamento adequado dos neurotransmissores, que são responsáveis pela transmissão de informação entre uma célula e outra.

Ácidos graxos ômega-3

Os óleos de ômega-3 são encontrados em abundância em formas de vida marinhas, como peixes e fitoplânctons, e são tão vitais à nossa saúde mental que um estudo dinamarquês mostrou prognóstico melhores para pacientes esquizofrênicos que vivem em países que incorporam rotineiramente o peixe em suas dietas. As células em nossos cérebros requerem os óleos de ômega-3 para que sejam capazes de transmitir sinais que ativam o pensamento, o humor e as emoções, e já mostrou-se clinicamente que eles ajudam os pacientes de depressão e esquizofrenia.

O fitoplâncton marinho cura doenças mentais?
A nutrição afeta o funcionamento cerebral (Image by Flickr.com, courtesy of Andrew Mason)

Fitoplânctons ricos em nutrientes

Os fitoplânctons marinhos contêm uma combinação única de nutrientes que sustentam a vida, incluindo ácidos graxos essenciais de ômega-3 e 6 (EPA e DHA), proteína, clorofila, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B12, C e D, minerais e oligoelementos. Eles também contêm todos os nome aminoácidos que o corpo não pode produzir, mas que são necessários para a criação e o funcionamento dos neurotransmissores.

O fitoplâncton marinho cura doenças mentais?
Os fitoplânctons contêm uma combinação dos nutrientes que sustentam a vida (Image by Flickr.com, courtesy of *higetiger)

Benefícios

Os suplementos nutricionais e uma melhora na dieta têm o benefício adicional de não possuir nenhum efeito colateral. Os remédios tendem a ter reações adversas que às vezes são tão debilitantes que os pacientes não os tomam adequadamente, isso quando os tomam. Não há prova de que os fitoplânctons marinhos curem os transtornos mentais, mas os resultados de estudos preliminares foram encorajadores e sugerem que eles podem melhorar a saúde em geral enquanto diminuem o risco de certas doenças.

O fitoplâncton marinho cura doenças mentais?
Uma boa dieta significa uma boa saúde (Image by Flickr.com, courtesy of Lali Masriera)

Considerações

Um diagnóstico médico e cuidados adequados logicamente devem sempre ser a primeira prioridade ao lidar com qualquer transtorno mental. Contudo, é claro que uma dieta enriquecida com fitoplânctons nutritivos pode ser um apoio excelente ao processo de cura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível