Saúde

O que é flebólito pélvico?

Escrito por adeeba folami | Traduzido por angela spada
O que é flebólito pélvico?

A presença de flebólitos em geral só é conhecida depois que o indivíduo se submete a raios X por outros problemas de saúde

fractura de pelvis image by Cano from Fotolia.com

Os flebólitos são massas ou depósitos de cálcio ou óxido de cálcio que se desenvolvem na parede de uma veia. Eles são comuns na área pélvica e são estacionários e inofensivos, mas podem indicar a presença de condições ou doenças mais perigosas. A maioria dos adultos tem flebólitos, não sendo afetados por eles, pois são assintomáticos. Normalmente sua presença só é conhecida depois que o indivíduo se submete a raios X devido a outros problemas de saúde.

Identificação

A área pélvica é a seção do corpo localizada na base da espinha e circundada pelos quadris. Ela inclui bexiga, genitália, próstata e outros órgãos do abdome inferior. Nas radiografias, os flebólitos aparecem como manchas redondas, brancas ou de cor clara. Podem, à primeira observação, ser confundidos com cálculos vesicais ou renais, mas é possível distingui-los por seus centros translúcidos e sua forma circular ou oval.

Causa

Especialistas sugerem que os flebólitos pélvicos se desenvolvem em coágulos dentro das veias pélvicas que foram lesionadas devido a aumento de pressão causado por tosse ou durante o processo de defecação.

Tamanho

Os flebólitos na área pélvica podem ter formatos ovais, circulares ou de tubos, tendo tamanhos variáveis, que vão desde minúsculas manchas até cerca de 1,25 cm de diâmetro.

Teorias/Especulação

De acordo com o artigo "Relação entre Flebólitos Pélvicos e Doença Diverticular do Cólon", publicado em inglês no periódico "American Journal of Roentgenology", há uma ligação entre os flebólitos e a doença diverticular. Os pesquisadores sugerem que ambos se desenvolvem após o consumo prolongado de uma dieta pobre em fibras. É o caso de uma alimentação com grandes quantidades de alimentos processados, carnes, açúcar refinado e farinha branca.

Distribuição geográfica

Os flebólitos pélvicos são comuns nos países ocidentais, mas raramente se ouve falar neles em nações com dietas de alimentos frescos, em que frutas e vegetais são mais consumidas do que alimentos processados contendo numerosos aditivos artificiais e substâncias químicas.

Prognóstico ao receber o diagnóstico de flebólitos

A presença de flebólitos pode ser um sinal de que afecções mais sérias, como hemangiomas colorretais (tumores benignos), estão presentes no corpo de pacientes jovens. As massas também podem indicar que a pessoa tem uma bexiga dilatada, distensão retal, câncer estomacal ou outros tumores.

Considerações sobre flebólitos

Ainda que não se movam por si mesmos, os flebólitos podem se deslocar e aparecer em diferentes locais de uma radiografia a outra. Isto pode alertar o profissional médico para a presença de um tumor que cresceu ou diminuiu, causando a mudança de posição.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media