Fluido de desenho caseiro com base de água para impressão em tela

Escrito por jennifer meyer | Traduzido por thiago silva
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Fluido de desenho caseiro com base de água para impressão em tela
Boa parte da seda usada em telas hoje é na verdade nylon (silk 4 image by jbattx from Fotolia.com)

O fluido de desenho é um produto comercial que artistas usam para criar telas. As telas funcionam como estêncil, permitindo que a tinta passe somente pelo desenho. O fluido de desenho serve como barreira para a tinta. O artista usa um pincel para pintar em uma tela de seda ou nylon ao redor do desenho. Um fluido para desenhou caseiro pode ser feito à base de cola, tinta acrílica ou qualquer outro líquido viscoso que endureça com o tempo.

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Fluido de desenho comercial

Fluido de desenho comercial é encontrada em diversas lojas especializadas que vendem material para impressão em tela. É um líquido azul ou verde que os artistas passam em suas telas usando um pincel comum. Um artista habilidoso pode obter uma boa quantidade de detalhes usando o fluindo, mas o resultado não é tão preciso quanto com o uso de emulsão.

Cola branca

A cola branca é um dos substitutos mais comuns para o fluido de desenho, já que funciona praticamente da mesma forma. O artista pinta por cima da tela com um pincel e deixa secar antes de usá-la para impressão. Porém, por conta da coloração da cola, é uma boa ideia adicionar um pouco de corante ou tinta para diferenciar as áreas que já foram pintadas.

Tinta acrílica

Solúvel em água e com cores brilhantes, a tinta acrílica vira um verniz quase plástico quando seca sobre seda. A tinta funciona bem por conta das cores disponíveis, permitindo que o artista identifique facilmente que áreas foram pintadas. Pintar uma tela com tinta acrílica pode exigir diversas camadas para bloqueá-la adequadamente, ainda mais se tiver sido dissolvida em água.

Cera

Também é possível usar cera derretida como barreira. Apesar de não ser tão usada para impressão em tela, a cera tem uma tradição de uso em designs tipo batik. Nesse caso, a cera separa as áreas pintadas em têxteis, antes de ser derretida. A desvantagem de usar cera é que ela exige calor e pode dificultar a obtenção de detalhes. Porém, funciona bem em telas que imitam batik.

Fluido de desenho versus emulsão

Outro método de fazer telas é através do uso de emulsão fotossensível . O artista aplica uma camada desse produto na tela, coloca o desenho por cima e expõe o trabalho à luz. Quando lavada, a emulsão que não recebeu a luz por conta do desenho, é removida. Desta forma, obtém-se detalhes, mas é muito mais complicado de se trabalhar do que com fluido de desenho, além de exigir mais tempo, tentativas e erros.

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