Formas de escrever um argumento conclusivo para um debate em sala de aula

Escrito por matt rauscher | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Formas de escrever um argumento conclusivo para um debate em sala de aula
O argumento conclusivo em um debate deve sintetizar os pontos cruciais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Debates em sala de aula são muito usados por professores para incentivar os alunos a pensarem de forma crítica sobre alguns temas. Os argumentos de ambos os lados devem ser claros, concisos e persuasivos. Assim como advogados ou políticos precisam convencer seu público de que sua posição é a correta, os alunos devem estar preparados e bem informados para vencer um debate. O argumento conclusivo é essencial para esse processo. Ele não apenas sintetiza todos os pontos-chave, como também será a última coisa que o público ouvirá. Há diversas estratégias para escrever um bom argumento conclusivo.

Outras pessoas estão lendo

Resuma

Debates em aula dispões de pouco tempo para argumentos conclusivos, portanto um breve resumo de todos os pontos importantes é essencial. Escrever o argumento conclusivo é como fazer o parágrafo de conclusão em um trabalho escolar. É uma síntese de tudo o que foi dito. Revise todos os argumentos usados durante o debate e repita-os na mesma ordem na sua conclusão. As ideias devem ficar frescas nas cabeças dos ouvintes, portanto, dê ênfase aos pontos mais fortes. Se estiver debatendo sobre por que se deve aumentar os impostos, faça o público lembrar por que deveriam concordar com você. Diga qual a importância disso em suas vidas e por que seu testemunho deve convencê-los.

Seja persuasivo

Recapitule seus argumentos principais e contraponha os de seu opositor. Contudo, ao fazer isso, não se esqueça de seu propósito. Seu objetivo final é convencer a todos que a sua opinião é a correta. Uma lista de opiniões dadas como se fossem fato pode ser interpretada pelo público como arrogância. Seja persuasivo e cativante, mesmo em uma conclusão breve. Saiba o que a oposição irá argumentar e apresente seu lado como o mais forte. Opiniões devem se basear em fatos e evidências e, por isso, procure meios sérios de refutar as forças da oposição.

Limites de tempo

Alguns debates dão ao falante no máximo cinco minutos para o argumento conclusivo. Se o seu debate permite apenas um ou dois minutos, percorra rapidamente o que já foi afirmado. Diga ao público qual é o seu posicionamento, lembre aos ouvintes os pontos principais, e é isso. Os espectadores já assistiram ao debate inteiro e, às vezes, menos é mais. Ensaie lendo em voz alta o que escreveu, e peça ajuda a alguém para contar o tempo.

Use o senso de humor

Dependendo do tema, é perfeitamente aceitável utilizar humor no argumento conclusivo. Você deve, é claro, convencer os espectadores, e não espantá-los sendo hostil demais. Se o tópico do debate não for muito sério, sinta-se à vontade para inserir algum comentário alegre ou engraçado. A turma pode achar seus comentários envolventes e simpatizar mais com você. Uma parte essencial da persuasão é ganhar o voto do público, e o humor tem sido usado em muito debates como uma poderosa estratégia. Não haverá muito tempo no argumento conclusivo, portanto seus comentários devem ser breves.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível