Mais
×

Como fazer formas geométricas de papel

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer formas geométricas em duas dimensões usando papel é uma tarefa simples, mas fazer formas em três dimensões é um pouco mais complicado. Siga alguns passos para criar formas proporcionais em 2D ou em 3D.

Instruções

Use papel colorido para fazer formas geométricas em 2D ou 3D (geisha réalisée avec les 7 pièces d'un tangram image by Unclesam from Fotolia.com)

    Criando formas geométricas de duas dimensões

  1. Decida quais formas geométricas você irá fazer com o papel e também qual o tamanho dessas formas.

  2. Deixe espaço para muitas formas serem cortadas de um pedaço de papel. Você também pode usar um pedaço de papel para cada forma.

  3. Coloque uma régua ou outro objeto com uma borda reta no papel e desenhe uma linha reta. Esse é o primeiro lado da forma.

  4. Repita esse processo desenhando outra linha em uma direção que permita a você criar a forma desejada. Desenhe quantas linhas forem necessárias para completar a forma.

    Criando formas geométricas em três dimensões

  1. Aprenda o significado de uma "rede" geométrica. Uma rede é uma versão não dobrada segmentada de uma forma em 3D. Para fazer esse tipo de forma, você deve traçá-la em duas dimensões de uma maneira que o papel possa ser dobrado simetricamente para produzir a figura desejada.

  2. Crie a sua própria rede para a forma desejada traçando a base da figura que, geralmente, é um quadrado.

  3. Trace outra forma geométrica em torno da base (uma por lado). Por exemplo, a rede de uma pirâmide quadrada consiste em uma base quadrada e quatro triângulos ligados nas bordas do quadrado.

  4. Termine de fazer a rede e use tesouras para cortá-la.

  5. Vinque as linhas retas na base da forma. Dobre o restante das formas sobre a base de modo que se encontrem. Passe fita nas bordas livre para que a forma se mantenha em três dimensões.

Dicas

  • Para fazer formas idênticas, como triângulos iguais para a pirâmide, crie um triângulo e use como forma para os outros.
  • Use um transferidor para criar formas com ângulos iguais. Se for criar formas com os lados iguais, use uma régua para medir o comprimento exato das formas.

Aviso

  • Tome cuidado quando estiver trabalhando com tesouras ou outros objetos afiados. Quando for criar formas 3D, preste atenção para não cortar muito o papel quando for cortar a rede, senão as formas podem não se encontrar corretamente quando forem dobradas.

O que você precisa

  • Tesoura
  • Borda reta (pode ser usada uma régua)
  • Lápis
  • Transferidor (opcional)
  • Fita transparente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article