Lazer e cultura

Formas úteis de aproveitar cascas de amendoim

Escrito por danica sorber | Traduzido por liana fernandes
Formas úteis de aproveitar cascas de amendoim

As cascas têm quase tanta utilidade quanto os próprios amendoins

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

É fácil pensar em usos para amendoins. Podemos fazer manteiga de amendoim, é claro, e também pé de moleque, amendoim assado, fervido ou salgado, além de tortas, sorvetes, biscoitos e bolinhos de amendoim e todas as combinações possíveis de amendoins com chocolate. Não esqueçamos do óleo, da farinha de amendoim e de inúmeros cosméticos, sabões e outros produtos que incluem algum tipo de produto do amendoim. Mas e as cascas? Sim, elas são uma ótima decoração para o piso de churrascarias, para que mais elas servem?

Outras pessoas estão lendo

Em casa

Guarde as cascas -- elas podem ser recicladas! A casca do amendoim queima lentamente e por isso é uma boa substituta para o carvão. Apenas reserve-as em um local seco, até ter uma boa quantidade, e então use-as na churrasqueira da mesma forma que o carvão. Acha que não come amendoins o suficiente em um ano para encher um saco inteiro? As cascas do amendoim também são um ótimo material para compostas; na verdade, acrescentam volume, evitando que as frutas e os vegetais fiquem grudentos. Além disso as cascas ajudam a absorver umidade e odores, outra vantagem em compostas.

Com animais de estimação

Devido à capacidade de absorver odores e umidade, as cascas de amendoim são um ingrediente importante em areias sanitárias para gatos e cães. Você mesmo pode produzir areia sanitária em casa, utilizando sobras de casca de amendoim. Lave-as com uma solução de detergente suave e deixe-as secar completamente. Misture-as com um pouco de bicarbonato de sódio, para um melhor controle do odor, e está pronta a sua areia sanitária ecológica! As cascas de amendoim também são moídas e utilizadas em alimentos industrializados para animais, aos quais se adiciona fibras.

Usos artesanais

Guarde cascas de amendoim para projetos de artesanatos. Com pedaços de tecido e canetinhas de pontas fina, você poderá transformá-las em uma família de amendoins. Use-as em colagens ou cole-as em uma lata de suco para fazer um porta-lápis texturizado. Faça carimbos com as cascas ou use-as como "muretas" em uma casa de palitos de picolé. As cascas também fazem belos barquinhos, gamelas e panelas para pequenos bonecos. Dê um monte de cascas para seus filhos e deixe que eles inventem.

Usos industriais

Cascas de amendoim são utilizadas com frequência na indústria, graças à pesquisa do cientista George Washington Carver, no início do século 20. Atualmente, cascas de amendoim são usadas em linóleo (uma mistura de materiais orgânicos como óleo de semente de linho, resina, farinha de madeira, etc, reforçado com serapilheira). Também são encontradas em "madeira" plástica, feita de materiais reciclados. A celulose encontrada nas cascas de amendoins as torna ideais para uso em placas de reboco e produtos de papel, enquanto sua textura, ao serem moídas, faz delas um bom ingrediente para abrasivos. As propriedades de absorção são úteis na produção de carvão ativado. Atualmente, cientistas pesquisam a possibilidade de utilizar cascas de amendoim na produção de hidrogênio para células de combustível, como as usadas em ônibus espaciais.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media