Mais
×

Meu freezer não quer desligar

Atualizada November 21, 2016

Os freezers, assim como as geladeiras, devem se auto-acionar somente quando for necessário para manter a temperatura no ponto definido. No entanto, se um freezer funciona continuamente e não se desliga, é necessário identificar o que está causando o problema e solucioná-lo — para restaurar o ciclo regular do congelador.

Garanta que a porta do congelador se feche completamente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Controle de temperatura

Caso a geladeira tenha um painel de controle eletrônico, encontre-o; às vezes ele está no compartimento da geladeira, às vezes no freezer ou na sua porta. Verifique o ponto de temperatura definida para o freezer. A temperatura recomendada para a maioria deles é de cerca de -17 graus C. Se a temperatura do congelador estiver definida como muito menor do que isso, o aparelho funcionará constantemente para tentar manter essa temperatura. Ajuste os controles para uma configuração mais quente.

A porta do freezer

Quando a porta do congelador está entreaberta, mesmo que ligeiramente, o ar quente entra de forma constante, fazendo com que o compressor trabalhe mais para atingir e manter a temperatura selecionada. Verifique a vedação na porta e limpe a sujeira ou resíduos com um pano úmido. Se a vedação está muito seca e quebradiça, adicione uma camada fina de vaselina para uma melhor lubrificação e vedação. Entre em contato com o fabricante se a borracha de vedação parecer estar quebrada. Além disso, verifique os pacotes de alimentos no freezer para assegurar que nada está impedindo que a porta seja fechada.

Limpeza

As serpentinas do condensador e do ventilador são parcialmente responsáveis pela refrigeração do freezer, e se estes componentes estiverem entupidos com poeira ou sujeira, a capacidade de refrigeração será reduzida. Desconecte o cabo de alimentação do aparelho e retire a frente da grelha inferior, em seguida, use uma escova macia para limpar as bobinas do condensador sob o refrigerador/freezer. Coloque a grelha de volta no lugar e, em seguida, limpe as serpentinas do condensador na parte traseira do aparelho, bem como a ventoinha, que está situada acima dos rolos. Religue a energia uma vez que a limpeza estiver concluída.

Reparar

Se o freezer ainda não parar de funcionar depois de ter atingido a temperatura, e os demais esforços para a solução dos problemas falharam, o termostato do congelador pode precisar ser substituído. Contate o fabricante da geladeira ou outro técnico de serviços para obter assistência. Outros problemas potenciais incluem o compressor ou "timer" do degelo, esses elementos também requerem atenção profissional.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article