×
Loading ...

Como funcionam os cartões pré-pagos

Muita gente não anda mais com dinheiro na carteira. Alguns, por precaução, para evitar chamar a atenção e serem vítimas de furtos ou roubos. Outros preferem não ter o dinheiro em mãos para não gastá-lo. O fato é que os cartões, o chamado dinheiro de plástico, estão onipresentes em nosso dia a dia. Além do cartão de crédito, existe também o cartão pré-pago ou recarregável. Ele é um substituto às notas que você deixaria na sua carteira. Saiba como ele funciona.

O dinheiro de plástico é muito utilizado atualmente (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Sem conta

Muitos brasileiros não têm conta em nenhuma instituição financeira. Na hora de pagar suas contas, acabam precisando estar com dinheiro em mãos. Uma opção para essas pessoas é o cartão pré-pago ou recarregável. Mesmo quem não tem conta em banco pode ter um destes. Há diversas empresas que trabalham com cartões pré-pagos, como as bandeiras mais famosas de cartões Visa e MasterCard. Os bancos também têm os seus cartões recarregáveis.

Loading...
Mesmo quem não tem conta em banco pode ter um cartão recarregável (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)

Substituindo o dinheiro

Quem prefere não andar com dinheiro, pode optar por um cartão pré-pago. Esse cartão é recarregável. Isso significa que você vai até o banco ou a instituição onde o adquiriu e deposita uma quantia no seu cartão. Você o utiliza para pagar suas compras no comércio, por exemplo, e, quando notar que o saldo está acabando, pode recarregá-lo.

Quando o saldo estiver acabando, você pode recarregar seu cartão (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Débito

O cartão pré-pago funciona como um cartão de débito. Na hora de pagar a conta, basta passar o cartão, colocar a senha e pronto. Sua despesa será debitada do saldo que existe em seu cartão. Na maioria dos casos, você também pode sacar o dinheiro que está no seu cartão. Para isso, basta acessar os caixas eletrônicos do banco emissor ou indicados pela bandeira do seu cartão.

O cartão pré-pago funciona como um cartão de débito (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

Viagem

O cartão pré-pago é muito utilizado em viagens. Ele é uma boa opção para quem está indo para fora do Brasil, porque, com ele, o viajante não precisa levar muito dinheiro em espécie. Com o cartão recarregável, o turista também programa bem seus gastos e vai avaliando seu saldo conforme faz as despesas. Em uma emergência, o viajante pode pedir a alguém que ficou em casa, como um parente, para fazer mais um depósito em seu cartão. As recargas podem ser feitas nas instituições onde os cartões são adquiridos ou até mesmo pela internet.

Cartão pré-pago é muito utilizado por quem viaja para fora do País (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Pesquisa

Antes de escolher seu cartão pré-pago, faça uma pesquisa nas instituições que disponibilizam este serviço. É importante verificar se há taxa para a recarga do cartão e qual o valor, por exemplo.

Antes de escolher seu cartão, verifique se há taxa para recarga (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...