Funções do Músculo Cardíaco

Escrito por stephen venneman | Traduzido por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Funções do Músculo Cardíaco
O músculo cardíaco ajuda a manter o corpo forte

Um dos três tipos principais de músculo no corpo humano, o músculo cardíaco é, talvez, o menos compreendido. Este músculo, ao contrário dos músculos lisos ou estriados encontrados nos braços e pernas, nunca parece cansar. Isso ocorre porque o músculo cardíaco é projetado para continuar, cada minuto de cada dia, sem parar por décadas. Como? Continue lendo.

Outras pessoas estão lendo

Fibras Musculares Cardíacas

Ao contrário do músculo liso ou estriado, o cardíaco não é linear, mas sim é constituído por ramificações e cruzamento de redes de fibras musculares que puxam em todas as direções. Isto é porque o músculo cardíaco aperta o que é, essencialmente, uma câmara. Se a pressão é aplicada como um cinto num balão de água, uma parte da água vai permanecer no balão. Se o balão é pressionado em todas as direções, toda a água é forçada a sair. Deste modo, as fibras musculares cardíacas formar uma malha para espremer câmaras do coração, forçando o sangue, quer seja para os pulmões ou para todo o corpo.

Tubulos-T no Músculo Cardíaco

Túbulos T, ou túbulos transversais, são os caminhos para a estimulação elétrica para chegar e ativar os músculos. No músculo cardíaco existem menos túbulos T, mas são tipicamente mais amplos e maiores, ou seja, mais de um sinal pode alcançar e ativar o músculo.

Metabolismo do Músculo Cardíaco

O músculo cardíaco parece nunca fadigar, apesar das tensões extremas colocadas nele pelo uso constante, muitas vezes, flexionando e relaxando tanto quanto duas vezes por segundo, ou mais. Ele sobrevive graças a uma abundância de mitocôndrias. Estas estruturas são as usinas de combustível das células. Elas recebem os nutrientes e geram trifosfato de adenosina, ou ATP, que é a fonte de energia química para o músculo.

Sistema Elétrico do Músculo Cardiaco

A fim de tornar o trabalho do músculo cardíaco eficaz, ele tem que ter um sistema especializado para enviar sinais eléctricos para a porção certa do músculo no tempo certo. Isto significa que tem que haver um atraso entre os músculos do átrio e do ventrículo para garantir que todo o sangue no interior de cada câmara seja bombeado para fora. Para fazer isso, o coração utiliza o nó sinoatrial, ou nó SA, para dirigir impulsos elétricos para a porção certa do coração, no momento certo. O nó SA também mantém uma tensão basal sobre o músculo cardíaco em todos os momentos para manter uma pressão arterial consistente e um estado de prontidão para a próxima contração.

Regeneração de células cardíacas

Até recentemente, acreditava-se que as células cardíacas não se regeneravam e que eram perdidas permanentemente em um ataque cardíaco, ou outros danos. Um estudo realizado em Estocolmo, publicado em 03 de abril de 2009 na revista Science, encontrou evidências de que as células cardíacas podem dividir-se após sua criação, ou seja, os músculos do coração se regeneram. A taxa de regeneração, no entanto, ainda não é conhecida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível