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O que é a dieta de betaína

Atualizado em 17 abril, 2017

A betaína é um composto que se encontra em plantas, tais como espinafre, gérmen e farelo de trigo e beterraba. Também é encontrada em invertebrados marinhos, tais como crustáceos e moluscos. Por vezes é utilizada como um suplemento para tratar a depressão ou autismo, bem como para uma doença rara, a deficiência de cistationina beta-sintase, e condições relacionadas. A betaína também contribui com a função hepática e a reprodução celular.

Salada de espinafre cru contém o composto betaína natural (spinach salad image by Trevor Allen from Fotolia.com)

Os alimentos que contêm betaína

A betaína é um doador de metila, assim como a S-adenosilmetionina (SAMe), o ácido fólico, a vitamina B6 e a B12. A Universidade de Maryland afirma que a betaína transporta moléculas de metila no corpo para ajudar os processos químicos a funcionarem. Nozes, sementes e carnes contêm pequenas quantidades de betaína, assim como a beterraba, o espinafre, gérmen e farelo de trigo. Moluscos e crustáceos também contêm betaína. No entanto, de acordo com um artigo no site da Biblioteca da Saúde, a maior parte da betaína dos alimentos é destruída durante o cozimento ou processamento.

Os alimentos crus com betaína

Para obter o benefício da betaína em uma dieta natural, coma alimentos crus, como salada de espinafre e gérmen de trigo em sua salada ou iogurte. Espinafre e gérmen de trigo são duas excelentes fontes de betaína que podem complementar uma dieta saudável. Sementes de girassol cruas também são uma fonte natural de betaína.

Sementes de girassol cruas são uma fonte natural de betaína (sunflower seeds 1 image by James Lewis from Fotolia.com)

Carnitina - transformando gordura em energia

A betaína também ajuda o corpo a produzir carnitina que é um nutriente que ajuda o corpo a transformar gordura em energia. O corpo precisa de uma quantidade equilibrada de betaína, já que muita betaína pode contribuir para níveis elevados de colesterol.

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