Game Maker: Tutorial de Matriz

Escrito por mark keller | Traduzido por milene hermenegildo
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Game Maker: Tutorial de Matriz
Uma matriz é um grid de uma ou duas dimensões de valores de variáveis (Yagi Studio/Photodisc/Getty Images)

O Game Maker é um ambiente de desenvolvimento projetado para permitir que os novatos rapidamente criem seus próprios jogos. Ainda que o Game Maker possa ser usado por aqueles que não têm experiência em programação, arrastando e soltando blocos de ação, ele também contém uma linguagem de desenvolvimento poderosa chamada GML. Ela contém todas as características de qualquer linguagem de programação moderna, incluindo a capacidade de utilizar matrizes de variáveis. O uso de matrizes no Game Maker é muito fácil, e requer apenas uma ou duas linhas de código para ser implementada.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

  1. 1

    Inicie o Game Maker e configure o ambiente do jogo. Crie um novo jogo e um objeto, e coloque uma instância do objeto no jogo.

  2. 2

    Adicione um evento "Criar" para o objeto e coloque nele a função "Executar um pedaço de código". Cole o seguinte bloco de código na janela que se abre quando você clica duas vezes: { character_info[0,0] = "Zed"; character_info[0,1] = 0; character_info[0,2] = 36;

    character_info[1,0] = "May"; character_info[1,1] = 4; character_info[1,2] = 348;

    character_info[2,0] = "Consuella"; character_info[2,1] = 4; character_info[2,2] = 224; }

    O código acima cria uma matriz bidimensional, três variáveis ​​de largura e três variáveis ​​de altura. A cada um destes nove locais é dado um valor diferente, strings e inteiros.

  3. 3

    Adicione um evento "Desenhar" e coloque outra ação de "Executar um pedaço de código", desta vez dentro dele. Cole as seguintes linhas em sua janela de código: { for (i=0; i<=2; i+=1) { for (j=0; j<=2; j+=1) { draw_text(x+(60i),y+(16j),string(character_info[i,j])); } } }

    Isso imprime todo o conteúdo da matriz para a tela, por meio de dois "loops" aninhados. O primeiro ciclo é executado três vezes, e durante cada iteração do loop interno é executado três vezes, de modo que todos os nove valores na matriz são desenhados.

  4. 4

    Execute o seu jogo para ver a matriz em ação. Matrizes podem ser usadas desta forma para armazenar todos os tipos de dados, quer seja pontuações, posições de objetos, itens em um inventário, ou mesmo linhas em uma conversa de múltipla escolha com um personagem no jogo.

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