Educação e ciência

Significados de diferentes estátuas de Buda

Escrito por edwin thomas | Traduzido por gabriela drumond
Significados de diferentes estátuas de Buda

Santuário budista

Richard Thomas, Wikimedia Commons

Como uma das principais religiões do mundo, o budismo possui uma variedade de tradições regionais, nacionais e mesmo locais, além de estilos de arte. No entanto, há certas características que refletem as origens indianas do budismo, que permanecem constantes nas várias versões da religião, e entre essas características estão as poses e gestos representados na estatuária budista. As formas rituais de estátuas budistas levam, cada uma, uma mensagem ou lição importante, e a maioria é universal à religião.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O budismo é a religião originada por Gautama Buda, na Índia, durante os séculos 5 e 6 a.C. De lá, espalhou-se por toda a Ásia, tornando-se uma grande ou mesmo a religião dominante em lugares tão díspares como o Tibete, a Tailândia e o Japão. Nos tempos modernos, os ensinamentos da religião ganharam popularidade no Ocidente, fazendo do budismo uma das maiores religiões do mundo.

Considerações

O budismo é uma religião que foi absorvida e sintetizada em culturas locais, ao invés de exportar a cultura de sua casa. Por exemplo, enquanto o budismo trouxe com ele uma determinada espiritualidade e filosofia, o budismo na China tornou-se chinês, ao invés de a China se tornar budista e indiana. O resultado foi que as tradições artísticas de um determinado país têm influenciado fortemente a arte budista, que são, por vezes, fortemente visíveis, como na comparação das representações japonesas graves de Buda com o Buda sereno de Laos e da Tailândia. Apesar dessas tradições artísticas culturais específicas, algumas normas fundamentais para a estátuas de Buda continuam a ser constantes e, entre elas, estão as várias poses de Buda e o que elas significam. Essas posturas são chamadas de mudras.

Significância

Mudras são gestos ritualísticos e poses que são usados ​​no budismo e hinduísmo, refletindo sua herança indiana comum. Todas as estátuas de Buda representam-o realizando um dos mudras. Muitos dos mudras são retratados através de gestos simples, mas outros são poses de corpo inteiro.

Tipos

Os cinco mudras mais comuns são o Abhaya Mudra (mão direita levantada e a palma virada para fora, com a mão esquerda para baixo em direção aos quadris e também voltada para fora, simbolizando intenções pacíficas e pacificadoras), o Bhumisparsha mudra (todos os cinco dedos da mão direita à caminho de tocar o chão, simbolizando a iluminação de Buda sob a árvore Bodhi), o Dhyana mudra (uma ou ambas as mãos no colo, simbolizando a sabedoria, eventualmente suplementada por objetos rituais, como uma tigela de esmolas), o Dharmachakra mudra (o polegar e o dedo indicador de ambas as mãos tocam suas pontas para formar um círculo, simbolizando a Roda do Dharma), e o Varada mudra (ambas as mãos na altura da cintura, com as palmas para fora, a mão direita para cima e a mão esquerda para baixo).

Características

Há mudras além dos cinco básicos, e alguns deles são exclusivos de formas regionais ou nacionais de arte budista. O Buda Reclinado, do qual o exemplo mais famoso está em Wat Pho, em Bangkok, é retratado com o braço esquerdo deitado ao longo do corpo, enquanto o braço direito serve como um travesseiro, com a mão apoiando a cabeça.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media