Meu gato perdeu muito peso e parou de comer

Escrito por jayne adams | Traduzido por marisa mangrum
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Meu gato perdeu muito peso e parou de comer
O primeiro sinal de que algo está errado com seu gato é a falta de apetite (Cat image by Kavita from Fotolia.com)

A perda de peso e falta de apetite em gatos é um motivo para preocupação. Embora a solução possa ser bem simples, como dar mais atenção a ele, para combater a depressão ou a ansiedade de separação, os mesmos sintomas podem ser um sinal de que existe algo mais sério. Quando tentativas comuns para estimular uma perda de apetite continuam a falhar ou seu gato continua a perder peso sem um motivo óbvio, talvez seja hora de marcar uma consulta com o veterinário.

Outras pessoas estão lendo

Parasitas

Os parasitas intestinais são causadores de diarreia, vômito e perda de peso. Exames de sangue e fezes identificarão quais parasitas são a causa dos problemas, assim você poderá usar o vermífugo indicado. Os gatos são mais vulneráveis a ancilóstomo, tênia, giárdia e vermes, que causam muito dano se não forem tratados.

As pulgas transmitem a tênia e os gatos passam a giárdia uns para os outros através da caixinha de areia ao comer roedores que estejam infectados. Frequentemente, se um gato estiver infectado, os outros gatos da mesma casa precisarão de tratamento.

Problemas dentais

Se os dentes do gato têm problemas, talvez não seja fácil para ele comer e, por isso, ele pode rejeitar o alimento ou comer pouco, resultando em perda de peso. Gatos mais velhos, que perderam alguns dentes ou têm cáries, são ainda mais vulneráveis. Durante o exame anual do gato, peça ao veterinário para examinar os dentes dele e limpá-los, se necessário.

Leucemia felina

A leucemia felina é uma doença altamente infecciosa que geralmente é fatal, apesar de que alguns gatos têm o vírus, mas nunca contraem a doença. O FeLV é transmitido pela saliva e outros fluídos corporais. Um dos sintomas principais é a perda de peso seguida de anemia e falta de apetite.

Câncer felino

A perda de peso e falta de apetite ou dificuldade em comer, acompanhada de letargia e perda de interesse em atividades diárias, pode indicar que seu gato está com câncer. Outros sintomas de câncer incluem rigidez ou claudicação, feridas que não se curam, sangramento sem causa por qualquer abertura do corpo, vômito, diarreia ou dificuldade em urinar ou defecar. Você também pode perceber nódulos pelo corpo. Como sempre, em casos de câncer, o diagnóstico precoce é a melhor chance para a cura.

Estimular o apetite do gato

Quando o veterinário tiver determinado a causa da perda de peso ou mudança nos hábitos alimentares, você deverá não apenas manter seu gato hidratado, dando a ele água limpa, como também achar uma comida que estimulará o olfato dele. Alimentos com um aroma forte, como sardinhas ou atum, são, para um gato, difíceis de resistir. A vitamina B12 pode estimular o apetite, assim como cardo mariano e nepenta. Para alguns gatos, talvez você precise de uma solução mais simples: segure seu animal no colo com mais frequência, principalmente na hora de comer, e isso o fará sentir-se mais protegido e em segurança, o que poderá melhorar a disposição e apetite dele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível