Mais
×

Como utilizar hidróxido de alumínio com gatos com insuficiência renal crônica

Atualizado em 13 abril, 2018

A insuficiência renal crônica (IRC) em felinos faz com que haja altos níveis de fósforo no sangue do seu gato, uma vez que os rins já não podem excretar o excesso de fósforo para fora do sistema do animal. Isso leva a uma condição conhecida como hiperfosfatemia secundária, que faz com que a IRC piore de forma mais rápida, podendo resultar em hiperparatireoidismo secundário. Para evitar esses problemas e melhorar a condição de seu gato com IRC, você precisa dar a ele, com cada refeição, quelantes de fósforo, como o hidróxido de alumínio, para evitar a absorção do fósforo em seu intestino.

Instruções

Dê hidróxido de alumínio com cada um dos pratos do seu gato para diminuir seus níveis de fósforo (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Sem título.

  1. Leve seu gato a um veterinário para determinar seu nível de fósforo. Um gato com um nível acima de 4,0 mg/dl necessita de suplementação de hidróxido de alumínio na sua comida. O nível exato determinará a dosagem do quelante de fósforo que você deverá adicionar à comida dele a cada dia.

  2. Pese o seu gato usando uma balança de bebê ou para animais de estimação e registre o número em gramas. Quando um veterinário testar níveis de fósforo do seu gato, você também pode pedir a ele para pesar o animal e anotar para você. Para obter um peso aproximado, segure-o no colo e pese em uma balança normal. Subtraia seu peso do total para determinar o peso do gato.

  3. Calcule a dosagem de hidróxido de alumínio que você administrará ao seu animal diariamente, dividindo-os em duas a três refeições. Gatos com um nível de fósforo entre 4,0 mg/dl e 6,0 mg/dl devem receber 25 mg por quilo de peso corporal por dia, de acordo com o "Tanya's Comprehensive Guide to Feline Chronic renal Failure" (Guia completo de Tanya para insuficiência renal crônica em felinos). Aqueles com um nível entre 6,0 mg/dl a 8,0 mg/dl devem receber 50 mg por quilo, e gatos com um nível acima de 8,0 mg/dl devem receber 100 mg por quilo de peso.

  4. Meça a dose diária de hidróxido de alumínio líquido ou em pó para o dia e divida-a em duas ou três porções, dependendo do número de refeições que seu gato tiver durante o dia. Pegue as cápsulas abertas e vazias de hidróxido de alumínio ou comprimidos por esmagamento em um prato para medir a quantidade correta. Como referência, 1/4 de colher de chá de pó contém 300 mg de hidróxido de alumínio e uma colher de chá de líquido (como Alternagel) contém 600 mg.

  5. Misture o pó ou líquido em alimentos enlatados do seu gato. Para reduzir a textura arenosa do pó, adicione uma colher de chá de água ou de baixo teor de sódio de caldo de galinha na comida e deixe descansar por dez minutos antes de servir.

Dicas

  • Se seu gato se recusar a comer o pó em sua comida, administre a versão líquida de hidróxido de alumínio em sua boca diretamente com um conta-gotas ou seringa (sem agulha). Abra a boca do gato com o dedo e esguiche o remédio para a língua do gato. Para alimento seco, polvilhe o pó de hidróxido de alumínio sobre a ração e misture em uma tigela ou saco plástico; deixe durante a noite para misturar e sirva-a para o seu gato. Forneça uma dieta baixa de fósforo para gatos com insuficiência renal crônica. Aqueça o alimento enlatado contendo a medicação do gato por três a cinco segundos no micro-ondas para aumentar o seu odor, tornando-o mais palatável para o animal.

Aviso

  • Se um outro gato doméstico comer alguns dos alimentos contendo um quelante de fósforo, certifique-se de que ele coma um pouco de comida normal também, especialmente um gato jovem que requer fósforo em sua dieta. Forneça água fresca para o seu gato com insuficiência renal crônica em todos os momentos para ajudar seus rins a filtrarem as toxinas e diminuir a náusea, incentivando-o a comer mais.

O que você precisa

  • Balança de bebê ou de animais
  • Balança comum
  • Hidróxido de alumínio em pó
  • Hidróxido de alumínio líquido
  • Comida de gato enlatada
  • 1 colher de chá de água ou caldo de galinha com baixo teor de sódio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article