Gel de calêndula para espinhas

Escrito por jade blue | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gel de calêndula para espinhas
Use gel de calêndula para acalmar o desconforto da acne (natural skin care elements image by rgbspace from Fotolia.com)

Sociedades antigas utilizavam a erva calêndula para reduzir a inflamação e ajudar na cicatrização de feridas — tanto interna como externamente. Seu nome significa "ao longo dos meses" e faz alusão à vida prolongada da flor da planta. Hoje, você pode encontrar alívio na acne aplicando gel de calêndula sobre a pele afetada.

Outras pessoas estão lendo

Sobre

A erva calêndula é nativa da área que vai desde a Macaronésia até o Irã. Pertencente à família da margarida, essa erva é conhecida comumente como calêndula. A espécie é anual ou perene e suas flores surgem a partir de junho até final do outono e início do inverno. A planta é usada como uma guarnição comestível ou fervida em um chá para uso interno ou feitas em gel para aplicação específica. A calêndula requer cuidados mínimos e você pode cultivá-la em casa.

Usos antigos

A planta calêndula tem um registro prolongado de cicatrização. As pessoas da Grécia antiga tomaram conhecimento da planta e de sua capacidade de aliviar o desconforto do estômago e irritação da pele. Marinheiros maravilharam-se com a capacidade da planta para curar lacerações na pele e eliminar a infecção. Um extrato da erva tem sido aplicado sobre pequenas queimaduras para aliviar a dor. Antes de que as pessoas entendessem os benefícios dos antissépticos, eles descobriram que as propriedades do vegetal de calêndula eram uma parte crucial do processo de cura.

Uso na acne

Dermatologistas recomendam a aplicação de uma fina camada de gel de calêndula, três vezes por dia, sobre a área afetada e após a limpeza da pele. A erva estimula a cicatrização e reduz a inflamação, que forma bolhas na superfície, melhorando a aparência das espinhas. Há poucos testes clínicos envolvendo seu uso para tratar a acne, por isso não há prazo definido para determinar quando você verá melhoras.

Propriedades químicas

Todos os seus ingredientes naturais fazem do gel de calêndula um remédio eficaz contra a acne. Carotenoides, triterpenos e flavonoides fornecem suas qualidades anti-inflamatórias e adstringentes. Os carotenoides promovem o crescimento da pele nova e auxiliam o sistema imunológico no combate a infecções. Os triterpenos são agentes antibacterianos por natureza. E os flavonoides são agentes anti-inflamatórios que também possuem propriedades antivirais. A planta calêndula contém grandes quantidades de cada um desses agentes, e oferece alívio da inflamação, vermelhidão e cicatrizes ocorrentes da acne.

Precauções

Os médicos aconselham as mulheres grávidas contra o uso de gel de calêndula, devido ao aumento do risco de aborto. Estudos limitados existem para determinar os efeitos colaterais da erva em recém-nascidos, e os pediatras desencorajam o uso durante a amamentação. Pessoas com alergias à ambrósia relataram reações alérgicas ao gel de calêndula. Tomar sedativos durante o uso desse gel pode aumentar os seus efeitos. Pare de aplicar o gel de calêndula duas semanas antes de cirurgias programadas devido a um aumento do risco de complicações anestésicas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível