Mais
×

Remédios caseiros para infecções nos genitais masculinos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar de infecções causadas por fungos nos genitais serem mais comuns em mulheres, os homens também podem apresentar essas dolorosas doenças. Também conhecida como balanite, a infecção do pênis é causada pelo aparecimento do fungo na região da virilha, geralmente perto da glande (ponta do pênis). Os sintomas incluem coceira, ardência e dor ao urinar e ter relações sexuais. Existem alguns remédios caseiros para tratar do problema.

Doenças nos genitais causam muito constrangimento (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Aplicações

Aplicar remédios na área afetada ajuda a aliviar os sintomas e a eliminar a infecção. Cremes antifúngicos podem ser comprados sem prescrição médica, como o Diflucan, usado contra a cândida, o fungo que causa essa infecção. Aplique esses cremes de acordo com as instruções da bula para aliviar os sintomas e eliminar o fungo. Adicione uma ou duas gotas de vinagre branco ao creme para intensificar o efeito do remédio.

Algumas bactérias saudáveis produzidas naturalmente em alimentos sadios e nossos corpos ajudarão a combater a cândida. Aplique uma camada de iogurte natural sobre a área afetada.

Ervas podem ser muito eficazes para eliminar a cândida. O óleo essencial de melaleuca é um eficaz antifúngico que pode ser comprado em lojas de produtos naturais. Aplique diretamente sobre a área infectada; certifique-se de diluir o óleo em água, entretanto, na proporção de uma parte de óleo para cada parte de água, pois esse remédio irá queimar a área infectada. Extratos de alho, folha de oliva ou orégano também combatem o fungo quando aplicados diretamente sobre a infecção.

Tome um banho de banheira ou de assento usando água morna com uma xícara de vinagre. O vinagre ajudará a eliminar o fungo.

Dieta

A cândida se desenvolve melhor com o consumo de muito açúcar. Limitar o consumo de açúcar e carboidratos (especialmente frituras) em sua dieta enquanto estiver tratando uma infecção por fungos dará à cândida menor oportunidade de se desenvolver.

Coma ao menos duas porções de iogurte natural por dia para estimular o crescimento de bactérias saudáveis em seu organismo. Isso vai complementar a aplicação de iogurte sobre a superfície de sua pele. Adicione também alho, óleo de orégano ou de oliva a sua dieta para intensificar os efeitos antifúngicos.

Prevenção

Homens não circuncidados podem apresentar maior tendência a ter uma infecção por fungos, já que a área úmida sob o prepúcio é ideal para o crescimento do agente causador. Enxugue bem a área após urinar e após o banho para evitar umidade. Usar roupas íntimas de algodão vai aumentar a circulação de ar e limitar o surgimento de umidade a partir do suor.

Infecções causadas por fungos podem ser transmitidas entre homens e mulheres através das relações sexuais. Evite relações sexuais por pelo menos dois a três dias após a infecção ter sido completamente eliminada. O mesmo vale se sua parceira tiver uma infecção. Isso evitará a transmissão ou reincidência da doença.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article