×
Loading ...

Gêneros musicais dos anos 70

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os anos 70 testemunharam o nascimento de diferentes gêneros musicais representados por diversos grupos e seguidores. Estes gêneros saíram dos estilos dos anos 60 e se dividiram em estilos diferentes nas décadas seguintes. Algumas formas eram reações contra outros gêneros do mesmo período.

A música dos anos 70 variaram intensamente, criando uma cultura musical rica e interessante (S Dunn/Digital Vision/Getty Images)

Rock progressivo

Foi um estilo ambicioso que combinou rock com outras músicas, como a clássica e o jazz. Nasceu da música psicodélica dos anos 60. Rock progressivo apresenta longas composições que quebraram o formato pop clássico. As canções apresentam improvisações baseadas no jazz ou estruturas sinfônicas. Instrumentos de cordas eram usados frequentemente, assim como teclados e múltiplas guitarras. Podemos citar artistas como Yes, que regularmente presentavam canções de 20 minutos e Jethro Tull que criou composições conceituais do tamanho de dois álbuns. As letras das músicas eram baseadas em ficção científica.

Loading...

Cantor-escritor

Este gênero é focado em artistas individuais que escrevem canções baseados na história e emoções próprias. A música é geralmente acústica e introspectiva com muito uso do piano. Cordas também eram proeminentes. A estrutura era mais tradicional, especialmente comparado ao rock progressivo. Este gênero surgiu do folk-rock dos anos 60, que presou pelos problemas sociais e emocionais. Também abandonaram o elemento folk e era mais baseado no rock. Artistas populares incluem James Taylor, Seals e Crofts e Carole King., cujo segundo algum "Tapestry" foi sucesso de vendas por mais de uma década.

Disco

Foi uma forma musical que surgiu do meio para o final dos anos 70. Focou menos em emoções pessoais e mais em diversão. É música para dançar, com uma batida insistente e repetitiva. As estruturas também podem ser mais relaxadas, e as batidas nos coros e nos versos não variaram muito. Cordas e sintetizadores eram os instrumentos primários assim como baixos. O disco veio do soul e do funk dos anos 60. Alguns artistas populares são Gloria Gayner, ABBA, e Bee Gees.

Punk

Pode ser descrito como uma reação no final dos anos 70 contra muitos outros gêneros do mesmo período. Não gostava da ambição do rock progressivo, da música doce dos escritores-cantores ou a simplicidade dançante do disco. Eram fans do rock de garagem do começo dos anos 60, que focaram em energia pura e refrão simples. Vem diretamente do rock de garagem e apresenta canções curtas tocadas por pessoas com entendimento rudimentar dos instrumentos. As letras focam em raiva, pessoal ou social. Uma frase popular para os punks era "sem futuro". Alguns nomes populares são Ramones, Clash e Sex Pistols.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...