Como fazer um glossário de matemática em uma caderneta para crianças

Escrito por dana tuffelmire | Traduzido por luisa damulakis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um glossário de matemática em uma caderneta para crianças
Um glossário de matemática é uma ferramenta muito útil para os estudantes (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

As cadernetas de matemática servem para as crianças terem a oportunidade de esclarecer os entendimentos e ideias escrevendo e desenhando os conceitos matemáticos com suas próprias palavras. Estudantes mais jovens podem desenhar no lugar de escrever. Um glossário nas últimas páginas da caderneta acaba sendo uma fonte muito útil para os alunos e professores durante o ano escolar. As crianças poderão incluir o novo vocabulário matemático que forem aprendendo e, ao mesmo tempo, revisar os termos sempre que necessário. Estimule os alunos a produzir suas próprias definições baseadas nas compressões individuais, ajudando apenas quando aparecem equívocos que sejam prejudiciais ao aprendizado futuro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Deixe algumas ou várias das últimas páginas da caderneta em branco, para montar o glossário. Dependendo da quantidade de terminologia nova que esteja programada para aparecer durante o ano, você pode dividir os termos em ordem alfabética, designando duas ou três letras para cada página. Para manter o esquema simples para os estudantes do jardim de escola até a segunda série, liste os termos do glossário na ordem em que forem aprendendo.

  2. 2

    Escreva um título no topo da página, como "Glossário", "Termos matemáticos" ou "Vocabulário matemático". Os estudantes mais velhos podem escrever ou copiar os próprios títulos. Acrescente as letras, dividindo as linhas em cada página, se a lista do glossário estiver em ordem alfabética.

  3. 3

    Explique aos estudantes que o objetivo de um glossário é o de reunir os novos termos matemáticos que eles forem encontrando. Diga para os estudantes que essa será uma ferramenta de aprendizagem muito útil para revisar o vocabulário antigo e rever tudo o que foi aprendido durante o ano.

  4. 4

    Apresente novos termos antes das lições. Após uma lição, confira se todos entenderam pedindo que os alunos escrevam o termo nos glossários. Os alunos deverão escrever o termo, uma definição usando suas próprias palavras e uma foto. Ajude os estudante mais novos escrevendo as primeiras palavras junto com toda a classe ou fornecendo uma assistência individual.

  5. 5

    Continue adicionando novas palavras no glossário quando aparecerem nas lições futuras de matemática.

Dicas & Advertências

  • Evite que as crianças copiem definições escritas sem nenhuma outra explicação ou experiência com a nova palavra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível