×
Loading ...

Como fazer um gol quando estiver frente a frente com o goleiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Estar frente a frente com o goleiro é o sonho de qualquer atacante. Na verdade, ele provavelmente seria vaiado se não fizesse o gol. Por essa razão, contudo, esse momento pode ser estressante para um jogador ofensivo. Aqui vão algumas dicas de como fazer o gol quando estiver cara a cara com o goleiro.

Instruções

Mantenha a calma quando estiver frente a frente com o goleiro (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Mantenha a bola não mais do que a alguns centímetros distante de você. Talvez seja necessário fazer um movimento rápido, caso o goleiro avance. Se a bola estiver muito longe, ele poderá tirá-lo do movimento ou até pegar a bola antes que você possa chutar.

    Loading...
  2. Preste atenção na movimentação do goleiro. O posicionamento determinará onde você colocará a bola. É importante saber também se e quando o goleiro decidirá avançar para barrar a jogada.

  3. Tente fazer com que o goleiro movimente-se primeiro. Na maioria das vezes em que um jogador está frente a frente com o goleiro, ele irá querer que este avance e tente pegar a bola. Quando isso acontecer, você poderá chutar a bola levemente para qualquer um dos lados. A maneira mais fácil de fazer com que o goleiro tome a iniciativa é esperar o máximo possível para chutar a bola. Quanto mais perto dele você chegar, "maior ficará a goleira", o que significa que as chances de erro diminuem à medida em que você vai se aproximando. Como o goleiro sabe disso, ele não terá escolha a não ser avançar.

  4. Chute a bola da forma mais simples possível. No futebol, você tem um gol grande para trabalhar. Muitos atacantes tentarão chutar a bola por cima do goleiro. A menos que esteja avançando em um ângulo ruim, isso provavelmente não será necessário. Se fizer a jogada corretamente, terá bastante espaço em pelo menos um dos lados do gol para chutar a bola.

  5. Não chute a bola com força quando estiver frente a frente com o goleiro. Na maior parte das vezes, os jogadores perdem a jogada por chutar a bola por cima da rede ou pelo lado. Isso acontece porque eles se afobam e usam toda a força. Isso não é necessário. Se você planeja lançar a bola no ar, faça com um chute controlado e curvado. Devido ao tamanho do gol, um "chute médio" deverá ser mais do que suficiente para converter o tento.

  6. Mantenha a calma. Isso serve também para o passo anterior. É obviamente excitante saber que você tem uma oportunidade fácil de marcar o gol. A última coisa que você quer fazer é perder a jogada por estar muito ansioso, fazendo com que jogue a bola na torcida. Fique relaxado, mantenha o foco e concentre-se em mandar o chute para o fundo da rede.

Loading...
Loading ...
Loading ...