Tecnologia

GPS para deficientes auditivos

Escrito por fraser sherman Google | Traduzido por ninah coracini
GPS para deficientes auditivos

Alguns sistemas de navegação podem, eventualmente, contar com telas de toque para orientá-lo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O GPS (Sistema de Posicionamento Global) pode dizer onde você está e encontrar indicações para onde ir em seguida. Entretanto, as instruções de voz como "vire à esquerda" não podem ajudar se sua audição for demasiadamente debilitada. Pesquisadores voltados para GPS e para tecnologias relacionadas à localização estão desenvolvendo métodos para fornecer informações sobre a localização de pessoas que não possam ouvir.

Outras pessoas estão lendo

Toque

Pesquisadores da Universidade de Utah descobriram que os motoristas podem receber e seguir as instruções entregues pelo toque. Motoristas que participaram de testes em 2010, colocaram seus dedos indicadores em pequenas teclas de computador ligadas ao volante. As teclas puxam a ponta dos dedos para a direita ou esquerda, dependendo da direção da próxima esquina. William Provancher, que desenvolveu o conceito, disse que isso pode ajudar não só os motoristas deficientes auditivos, mas os indivíduos que falam em seus celulares enquanto dirigem e não podem ouvir as instruções.

Potencial

Provancher diz que já patenteou seu conceito de navegação ao toque e começou a discuti-lo com as montadoras. Se uma companhia de carro quiser comprá-lo, ele prevê que a opção estará disponível dentro de três a cinco anos, depois de passar pela fase de desenvolvimento. Embora o dispositivo possibilitaria que os motoristas falassem ao celular e silenciassem o GPS, isso não deveria ser tomado como uma licença para falar ao telefone e não prestar atenção, disseram Provancher e seus colegas.

Mais alto

Alguns fabricantes de GPS trouxeram uma solução mais imediata para os deficientes auditivos: Um alto-falante que permite aos usuários aumentarem o volume em sua unidade de GPS de maneira que, se tiverem somente uma debilitação parcial, ele permanecerá audível. Outro recurso disponível em alguns modelos de GPS é a linguagem de sinais para guiar os deficientes auditivos pelas cidades, parques e zoológicos. Uma tela grande em modelos com linguagem de sinais facilita enxergá-los.

Bluetooth

A mesma tecnologia Bluetooth que permite conversas de telefone celular sem fio pode também ser usada com o GPS. Empresas de Bluetooth incorporaram o dispositivo em aparelhos auditivos, de modo que permita a comunicação com vários dispositivos eletrônicos sem a utilização das mãos. Isso pode tornar mais fácil ouvir as orientações do GPS sem o volume alto. Ele também possibilita controlar tocadores de MP3, GPS, sistemas de FM e celulares apenas apertando um botão no aparelho auditivo.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media