Mais
×

Como fazer um gráfico em um papel monolog

Também conhecido como plano cartesiano, um plotter é o sistema de representação gráfica mais básico, definido por um eixo vertical y e um horizontal x. Caso faça isso utilizando uma lista de coordenadas ou uma equação, fazê-lo em um plotter é simples, direto e levará apenas alguns minutos. Você também pode optar por usar plotters eletrônicos online, porém pode usar essa opção apenas se estiver traçando uma equação, ao invés de uma lista de coordenadas.

Instruções

Traçar um gráfico em um plotter levará apenas alguns minutos (graph image by Roman Sigaev from Fotolia.com)
  1. Imprima um papel monolog da sessão "Recursos", caso você ainda não tenha um. Lembre-se de que cada quadrado representa uma unidade em qualquer direção.

  2. Trace as coordenadas fazendo um pequeno ponto para cada uma e então os conecte. Pegue a coordenada (4,2) como um exemplo. Em qualquer conjunto de coordenadas, o primeiro número representa o "x" e o segundo o "y". Passe o lápis quatro pontos à direita da origem (o lugar onde as linhas se cruzam) e dois pontos para cima, e então faça um pequeno ponto. Trace as coordenadas (3,1) e (2,0) e faça uma linha entre eles para formar uma reta inclinada levemente para cima.

  3. Trace uma equação em um papel monolog resolvendo a equação para um número de valores e então os trace. Por exemplo, você pode resolver y = x + 5 para valores de x entre 1 e 5 substituindo-os na equação: Se x = 1, y = 1 + 5 = 6. Você deve obter 7, 8, 9 e 10 para os outros valores. Combine seus valores de "x" com os de "y" gerando as coordenadas: (1,6), (2,7), (3,8), (4,9) e (5,10). Trace o gráfico de acordo com as instruções no Passo 2.

  4. Trace o gráfico de uma equação usando um plotter eletrônico. Visite qualquer um que está na lista de "Recursos" e entre com sua equação no campo "First Graph" (Primeiro gráfico). Clique na tecla "Enter" para exibi-lo.

O que você precisa

  • Plotter
  • Calculadora (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article