Como fazer com que um gramado cresça em um terreno de solo compactado

Escrito por piper li | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer com que um gramado cresça em um terreno de solo compactado
Solos mais duros exigem mudanças antes do plantio de grama (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Um gramado é um dos "pisos" mais comuns utilizados em paisagens residenciais, bem como em parques e campos esportivos. Embora essa variedade vegetal comum exista em quase todos os lugares que você olhar, ela tende a resistir a crescer em solos duros e pesados. Solos compactados e densos exigem uma preparação especial para fornecer os elementos necessários para um desenvolvimento adequado de um gramado.

Outras pessoas estão lendo

Análise

Separar um tempo para testar o solo no qual pretende plantar o gramado pode fazer toda a diferença entre ter um crescimento adequado que melhora toda a sua paisagem ou ter que destruí-lo e começar de novo. Embora um solo duro reflita geralmente um problema com a porosidade, ele também pode apresentar um pH inadequado e poucos níveis de nutrientes. Obtenha um kit de teste de solo em uma loja de ferragens ou centro de jardinagem. Saiba que alguns kits oferecem resultados de testes extensivos que cobrem tudo, desde a densidade do solo até uma análise química, enquanto outros simplesmente medem o valor do pH existente. Siga as instruções de acordo com os resultados do teste, podendo assim corrigir os níveis de nutrientes em seu terreno antes do plantio.

Porosidade

Um solo duro geralmente tende a ter um elevado teor de argila, aumentando assim a resistência ao fluxo de ar e de água, resultando em uma densa compactação. A não ser que os resultados dos testes desaconselhem o uso do seu terreno, você não precisará procurar outro, uma vez que com uma fertilização adequada e uma escolha correta do tipo de grama a ser plantada, é possível obter excelentes resultados. A adição de produtos de compostagem no seu terreno ajudará a amaciar o solo e aumentar sua permeabilidade, permitindo que o ar e a água penetrem nas raízes.

Preparação

A quantidade de adubo que seu novo gramado requer depende da composição específica do solo do seu terreno. A regra geral é de formar uma camada de adubo de 15 a 20 cm para criar um meio que mantém a sua forma quando espremido, mas que se desfaz facilmente quando esfregado com o polegar e o indicador.

Plantio

Depois que corrigir o solo, ele estará pronto para o plantio do novo gramado. Escolha uma variedade de grama conhecida por crescer bem em solos compactados e duros, como a "Bermuda" ou a de "búfalo". Uma mistura que contenha mais de um tipo de semente geralmente oferece melhores chances de desenvolver um gramado atraente. Realize o plantio durante a primavera ou no outono, ao invés do calor do verão. Monitore os níveis de umidade frequentemente durante o período de estabelecimento, para garantir que o solo fique ligeiramente frio e úmido ao nível das raízes. Solos difíceis em locais precários, muitas vezes, necessitam de acompanhamento anual do solo para mantê-lo saudável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível