Grão antigo, nova tendência

Escrito por michelle lanz | Traduzido por poliana r. garrido
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Quinoa: alimento em forma de grão, rico em proteína que você deveria comer

Grão antigo, nova tendência
Quinoa é uma alternativa ao arroz rica em proteína (Sheri L Giblin/FoodPix/Getty Images)

Eu acho que a geração anterior estava muito voltada para a carne e as batatas, mas nós estamos agora em um momento em que as pessoas amam alternativas para isso. . . A quinoa é complementada com uma abundância de nutrientes e pode ser usada em qualquer refeição, como prato principal ou como um acompanhamento.

— Noelle Martin, especialista certificada em dietas

Quinoa — pronunciado keen-wah — não foi estabelecido na dieta americana até 2011, mas ele está rapidamente se movendo para além de lojas de alimentos naturais na direção das prateleiras de grandes redes de supermercados. Os benefícios da quinoa para a saúde, sua palatabilidade e a versatilidade de uso, aumentaram a demanda por esta semente rica em proteínas nos Estados Unidos.

A quinoa é muitas vezes considerada um grão, mas é na verdade uma semente de uma espécie de planta anserina, que pertence à mesma família da beterraba e do espinafre. Ela foi originalmente cultivada nos Andes, na América do Sul, milhares de anos atrás.

Antigamente, a quinoa era conhecida como o "Ouro dos Incas" porque guerreiros Incas acreditavam que ela dava-lhes força. Diz a lenda, que os guerreiros subsistiam durante dias com as "bolas de guerra", que eram bolas de gordura passadas em quinoa.

Apesar de já não ser mais a base das "bolas de guerra", a quinoa é um super alimento, fornecendo nutrientes que faltam em outros grãos.

Lisa Matsunaga, estudante de graduação que está se preparando para uma carreira como nutricionista certificada da Universidade do Estado da Califórnia, em Long Beach, considera a quinoa uma boa adição a qualquer dieta.

"Quinoa é uma das poucas fontes de proteína vegetal que contêm todos os aminoácidos essenciais", disse Matsunaga. "Ela tem proteínas completas. E por ser a quinoa um dos poucos alimentos que contêm proteínas completas, ela é um grande alimento para veganos e vegetarianos. "

Matsunaga acrescentou que a quinoa é rica em proteína, fibra, potássio, vitamina E, ferro e magnésio, entre outras vitaminas e minerais.

Popularidade recém descoberta

Então se este alimento é esta maravilha e é tão bom para você, por que demorou tanto tempo para se tornar popular nos Estados Unidos?

A nutricionista registrada Noelle Martin, diz que tudo se resume a uma mudança nos hábitos alimentares de uma geração.

"A geração anterior estava muito voltada para carne e batatas,", diz Martin, que também é professora da University of Western Ontario no Canadá. "Estamos agora em tempos em as pessoas amam alternativas para isso. Mais pessoas estão tentando desfrutar de refeições sem carne e ainda assim obter complemento proteico".

A demanda por alimentos saudáveis, como a quinoa, aumentou significativamente durante a última década do século XX e a primeira década do XXI. A quinoa era uma raridade nesse meio tempo de 20 anos, mas a partir de 2011, está aparecendo em redes de supermercados e restaurantes.

"Por um longo tempo, as pessoas não estiveram tão preocupadas quanto a ter grãos integrais em sua dieta," disse Mara Betsch, editora assistente de nutrição da Prevention.com. "Agora que as pessoas estão procurando os grãos integrais, os importadores estão tentando trazer mais opções. "

Em uma sociedade de ritmo acelerado em que ambos os pais em muitas famílias trabalham fora de casa, ter algo versátil, que também cozinha rapidamente, tornou-se criticamente importante. A quinoa se encaixa neste conceito porque é fácil de preparar.

"Acho que vivemos em uma geração que adora novidades simplistas", disse Martin. "Mesmo que a quinoa tenha estado por perto por séculos, ela é vista como nova e simples. Ela é complementada com uma abundância de nutrientes e pode ser usada em qualquer refeição, como prato principal ou como acompanhamento".

A quinoa é encontrada em variadas cores: brancas, vermelhas e pretas, mas existem apenas algumas pequenas diferenças entre elas. A branca, que é a mais comum, tem o sabor mais suave e lembra o cuscuz marroquino. A quinoa vermelha também é bastante comum e tem um sabor mais forte, que muitas pessoas descrevem como noz. A quinoa preta é menos comum, e possui um sabor semelhante ao da vermelha. De acordo com Martin, todas as três fornecem as mesmas vitaminas e minerais e têm valores nutricionais adicionais similares.

De acordo com a calculadora de dados de nutrição da revista "SELF", 1 copo de qualquer quinoa cozida lhe dará 222 calorias e 4 gramas de gordura. Essa gordura é insaturada e é realmente boa para a saúde. Além disso, ela também fornece 5 gramas de fibra e 8 gramas de proteína. Um copo de outra escolha saudável, arroz integral, lhe dará aproximadamente a mesma quantidade de calorias, mas mais carboidratos e menos proteínas e fibras.

A proteína completa que a quinoa fornece é particularmente benéfica para as pessoas em dietas rigorosas e limitadas. Martin diz que ela a recomenda para vegetarianos e pessoas que tentam seguir uma dieta livre de glúten.

"A quinoa é um dos poucos grãos que é isento de glúten", disse ela, "(e para os veganos) é uma das duas bases de proteínas completas de origem não-animal". A soja,é o outro alimento de origem não-animal que fornece o tipo de proteína encontrada na quinoa.

Betsch disse que pessoas com colesterol elevado podem ajudar a abaixá-lo com a quinoa. Ela também recomenda para as pessoas com doença celíaca, que devem comer dietas sem glúten.

Versatilidade na Quinoa é outro ponto que a torna vendável. Adicionar quinoa ao leite fervendo pode criar uma agradável alternativa ao creme de trigo ou a aveia. Você pode misturá-la em saladas para o almoço, ou usá-la num prato com salmão e legumes para o jantar. Você mesmo pode prepará-la como sobremesa misturada com açúcar mascavo, nozes e frutas secas.

Betsch, que é vegetariana, usa a quinoa regularmente nas saladas de macarrão e como base para tudo, desde legumes refogados até tempeh cozido.

Muitas lojas de alimentos para dieta também vendem farinha de quinoa, que pode ser utilizada em cozidos livres de glúten, ou como uma alternativa de alta proteína para a tradicional farinha branca.

Se você é vegano, vegetariano ou um grande amante de carne, é provável que possa incorporar a quinoa em sua dieta de forma agradável ao seu paladar.

Pegue um pouco de quinoa, encontre uma receita e tente experimentá-la com este super alimento antigo e delicioso.

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