Gravidez de Shih Tzu e dicas de nascimento

Escrito por tina cisneros | Traduzido por thais vieira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gravidez de Shih Tzu e dicas de nascimento
Shih Tzu são conhecidos por sua inteligência e natureza teimosa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O período de gestação de uma Shih Tzu varia entre 58 a 70 dias. Uma vez que esta raça pesa apenas 4 a 7 quilos, você precisa ser cauteloso com sua cachorrinha durante este período delicado, pois gravidez e parto apresentam mais riscos de saúde para raças menores. Sua Shih Tzu precisa ir ao veterinário frequentemente. É importante para sua saúde e bem-estar que ela seja acompanhada de perto e bem cuidada para garantir uma gravidez e parto seguros.

Outras pessoas estão lendo

Veterinário

Assim que você suspeitar que sua Shih Tzu está grávida, agende uma consulta com o seu veterinário. Sua Shih Tzu precisará de consultas semanais para monitorar a gravidez. Por volta da quarta semana, o veterinário será capaz de saber quantos filhotes a sua cachorrinha está carregando. Um ultra-som pode ser realizado por volta das 9 semanas para confirmar este número. Seu veterinário também terá uma importante conversa com você. Dependendo de quantos filhotes a sua Shih Tzu estiver carregando e do tamanho dos seus quadris, você precisa decidir sobre um plano de parto. Se o veterinário achar que a cachorrinha é muito pequena para um parto natural, você vai precisar de marcar uma cesariana.

Aumente a ingestão de alimentos

Calorias extras são importantes para a sua Shih Tzu durante a gravidez. Considere a mudança para uma comida de cachorro que seja formulada para filhotes. Este alimento é mais rico em gorduras e vitaminas, ideais durante a gravidez. Se a sua cachorrinha não estiver interessada em mudar a alimentação, forneça uma colher extra de seu alimento regular e peça que seu veterinário recomende um suplemento vitamínico completo para promover e sustentar a saúde dela. Continue a dar lanches saudáveis a sua cachorrinha​​.

Exercício

Sua Shih Tzu vai precisar de algum descanso extra. Durante as primeiras semanas de gravidez, não deve haver nenhuma mudança nas suas atividades. Após a terceira semana, você precisa ter cuidado ao brincar com ela. Evite fazê-la pular e nada de brincadeiras mais pesadas. Brinque suavemente com sua cachorrinha e leve-a para caminhadas diárias para que ela possa liberar um pouco de sua energia. Seja cauteloso ao levar sua Shih Tzu para se exercitar em climas quentes, pois esta raça tende a aquecer-se rapidamente. Ofereça um cubo de gelo à sua Shih Tzu. Esta raça gosta de brincar com o gelo escorregadio, perseguindo-o e deslizando-o pela casa.

Nascimento

Se o seu veterinário achar que é melhor fazer uma cesariana, a sua Shih Tzu deve dar à luz em um hospital para animais. Se ela puder ter um parto natural em casa, existem algumas coisas que devem ser feitas para se preparar para o grande dia. Designe uma área para a sua Shih Tzu durante a gravidez. Torne a área aconchegante, confortável e segura, colocando cobertores confortáveis ​​ou brinquedos macios lá. Deixe que ela se sinta confortável lá antes do parto. Com a aproximação do parto, coloque uma caixa de papelão no quarto. Quando ela entrar em trabalho de parto, coloque-a na caixa. O espaço fechado vai fazê-la sentir-se segura e ajudar a lidar com a bagunça. Alguns itens que farão o processo de parto mais fácil: lençóis e toalhas limpos, lençóis de plástico, um termômetro, seringa de plástico, fórmula para filhotes, compressa térmica e um pequeno conta-gotas.

O que você precisa fazer

A temperatura da sua Shih Tzu vai cair por volta de 1 grau quando ela estiver em trabalho de parto. Coloque-a na caixa. Sua bolsa romperá ou o saco amniótico com o filhote dentro será empurrado para fora. Com a saída do filhote, sua Shih Tzu deve rasgar o saco e começar a lamber o filhote. Se ela não fizer isso, você precisa entrar em cena; esfregue suavemente o corpo do filhote e use a seringa de plástico para limpar sua boca e nariz. Certifique-se de que ele esteja respirando. Se sua Shih Tzu estiver rejeitando os filhotes, você precisa colocá-los em lençóis em cima da compressa térmica e começar a alimentá-los com a fórmula para filhotes com o conta-gotas. Se sua Shih Tzu começar a lambê-os, guie os filhotes e eles devem começar a mamar por conta própria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível