Guia do Akai 4000DS

Escrito por jason savage | Traduzido por luiz felipe ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Guia do Akai 4000DS
Muitos entusiastas dizem que a fita analógica possui uma sonoridade melhor do que as reproduções digitais (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O Akai 4000DS é um gravador de rolo originalmente produzido nos anos 60. Muitos entusiastas dos equipamentos de áudio antigos procuram o 4000DS devido à sua construção sólida e sua sonoridade analógica clássica. Entretanto, por causa da idade do equipamento, sua configuração e utilização podem se tornar verdadeiros desafios, principalmente na ausência de um manual.

Outras pessoas estão lendo

Configuração básica

O 4000DS possui apenas cinco conectores na parte de trás: um par de entradas de linha, um par de saídas de linha e um plugue DIN/RCA. As entradas são projetadas para aceitar o sinal de toca-fitas ou toca-discos utilizando cabos de áudio padrão, enquanto que as saídas podem enviar o sinal do 4000DS para um outro gravador, se necessário. Usando-se um cabo DIN/RCA, o gravador poderá ser conectado a um amplificador estéreo ligado a alto-falantes. Essa é a única forma de se ouvir o 4000DS através de alto-falantes, pois ele não os possui. Há, no entanto, uma saída de fones-de-ouvido, para quem não tem um amplificador externo.

Colocação dos rolos

O método de colocação dos rolos no 4000DS é bastante auto-explicativo quando se olha para a frente do aparelho. Um rolo de fita cheio é montado no eixo esquerdo e um rolo vazio no direito. O dispositivo de fixação é então encaixado para manter o rolo de maneira firme no local. A fita é então passada através do mecanismo de reprodução e presa ao rolo direito, que gira no sentido anti-horário para recolher a fita durante a reprodução e a gravação. O 4000DS pode utilizar fitas de duas ou quatro pistas de até 7 polegadas.

Reprodução

Para se iniciar a reprodução no 4000DS é preciso primeiro ajustar a chave de seleção de pistas para "Stereo" e selecionar a velocidade correta, geralmente indicada no rolo. O botão "Monitor" deve ser colocado na posição "Tape" e o seletor de gravação e reprodução na posição "FWD" para que a reprodução seja iniciada. Se você está utilizando um amplificador externo, o volume e a equalização dos alto-falantes são ajustados nas configurações do próprio amplificador. Caso esteja utilizando fones-de-ouvido, a reprodução será ouvida em um volume constante. O volume não é ajustável.

Gravação

O 4000DS pode gravar de uma variedade de fontes analógicas, incluindo as duas entradas de microfone na frente. Por exemplo, você pode conectar um toca-fitas ou toca-discos nas entradas de linha, atrás do gravador, e gravar o seu sinal. Para isso, selecione a posição "REC" no seletor de gravação e reprodução e aperte "play" no dispositivo de reprodução. O 4000DS pode também gravar o sinal de um aparelho de rádio da mesma forma. O procedimento para se fazer a gravação da entrada de microfone é um pouco diferente. O contador deve ser zerado e o microfone plugado em um dos conectores frontais. O nível de entrada do microfone deve ser ajustado no botão de controle de nível de gravação antes de selecionar "REC" na chave de gravação/reprodução.

Possíveis problemas

O Akai 4000DS já tem quase 50 anos, então muitas unidades estão sujeitas a sofrer uma variedade de problemas técnicos, dependendo de como eles foram tratados e guardados ao longo do tempo. Uma fonte provável de problemas são os capacitores eletrolíticos usados no aparelho, que tendem a enfraquecer com o passar do tempo, principalmente se forem deixados em um ambiente úmido, geralmente resultando em picos de ruído em um ou em ambos os canais durante a reprodução. Localizar peças de reposição provavelmente será muito difícil, mas não impossível. Muitas outras partes podem também estragar com o passar dos anos. Se você não é um técnico experiente, procure algum estabelecimento que trabalhe com aparelhos antigos. É possível que eles tenham até peças originais. O manual do usuário e o manual de serviço estão disponíveis para download no "HiFi Engine" (ver referências). É necessário cadastrar-se gratuitamente para poder fazer o download.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível