×
Loading ...

Guia para símbolos climáticos de mapas

Atualizado em 19 julho, 2017

Um mapa de condições meteorológicas fornece um cenário compreensível do clima atual usando símbolos, cores e letras. Mapas de clima com símbolos representam praticamente todas as facetas do tempo. De relance, um leitor experiente verá a temperatura, a precipitação e o processo meteorológico que se aproximam. Relembrando apenas algumas simples referências de cores e símbolos, qualquer um pode aprender como ler um mapa climático.

Um mapa meteorológico faz uso de símbolos, cores e letras para sua compreensão (SW Productions/Stockbyte/Getty Images)

Símbolos para precipitação e cobertura de nuvens

A maioria dos mapas climáticos mostram as precipitações e as condições de cobertura de nuvens atuais usando símbolos como nuvens e sóis. Essa imagem mostra os símbolos mais comumente usados.

Linha superior (esquerda-direita): Ensolarado, nuvens parciais, coberto por nuvens Linha mediana (esquerda-direita): Nublado, chuvoso, neve Linha inferior (esquerda-direita): Trovões, trovões dispersos ou isolados, neblina

Loading...

Símbolos para frentes climáticas

A frente de um clima é a fronteira entre massas de ar quentes e geladas. Uma frente indica mudanças nas condições climáticas. Direção do vento e velocidade, bem como a temperatura, mudam em uma área em volta de uma linha de frente.

A linha azul com um “dente pontudo” indica uma massa de ar frio sobrepondo uma massa de ar quente. A linha vermelha com “dente arredondado” representa uma massa de ar quente empurrando a massa de ar frio. Uma frente fria normalmente significa que um ar mais frio com precipitação está se aproximando, enquanto uma frente quente geralmente traz um clima mais prazeroso. A ponta do dente indica a direção em que a massa de ar está se movendo.

Alternar indicações de dentes vermelhos e azuis em direções opostas representa uma frente estacionária. Aqui, as condições das massas de ar não estão se movendo ou estão se movendo muito lentamente. Uma linha roxa com a ponta alternando e com um dente redondo apontando para a mesma direção indica um clima obstruído. Este é um sistema complicado onde três massas de ar se encontram.

Em alguns mapas, meteorologistas marcam as frentes com linhas pretas ao invés de usar as linhas azuis, vermelhas e roxas. A configuração de cada linha permanece consistente na maioria dos mapas.

Temperaturas

Mapas climáticos gravam temperaturas do ar como números ou cores. Uma vez que os números sejam grandes, eles não mostrarão a temperatura em um local específico mas, preferencialmente, indicarão a temperatura geral da região.

Um mapa meteorológico pode também usar as cores para mostrar a área inteira que aquela temperatura está cobrindo. Nesses mapas, você pode ver as mudanças graduais de uma temperatura até outra. Cores “quentes”, como o vermelho e amarelo, indicam temperaturas mais altas enquanto cores “frias”, como o azul e o verde, indicam temperaturas mais baixas. Em cada mapa, é incluída uma legenda para as cores usadas. Nesse mapa, as temperaturas de 50 graus são mostradas em roxo e as temperaturas de 80 graus estão em verde.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...