Mais
×

Guia de sobrevivência para festas de Natal do trabalho

O álcool é a "muleta social" da festa de escritório, e também o principal risco
Getty Images

Introdução

O álcool é um amante cruel. Não há como evitar que as bebidas alcoólicas façam parte da festa de Natal do seu trabalho. Alguns guias de etiqueta dizem que o melhor é não beber neste tipo de evento para evitar vexames, ou beber moderadamente. A segunda opção em muitos casos não tem nada a ver com a realidade. Você vai beber, e provavelmente até além da conta. Só fique atento para não cometer nenhuma atitude que possa destruir a sua carreira, estragar o relacionamento com algum colega ou fazer palhaçadas que podem causar constrangimento geral.

#17 Tente moderar
Elizabeth Hachem/Lifesize/Getty Images

#17 Tente moderar

Apesar das advertências que deixamos na introdução, há algumas vantagens de beber um pouco na festa da firma. Você ficará mais relaxado e amigável. Então, em vez de tentar manter o controle de todos os seus atos e sentidos, tente manter o controle sobre pelo menos alguns deles. Assim você evita falar demais e nem termina a festa caindo de cabeça na mesa do buffet.

#16 Não demonstre interesses românticos
Getty Premium images

#16 Não demonstre interesses românticos

Pode parecer o momento ideal para deixar que alguém especial saiba o que você sente, mas há alguns perigos ocultos nesta atitude. As coisas podem dar certo, claro, mas caso algo saia errado, você vai estar numa posição muito vulnerável para ser rejeitado. Cercado por seus colegas de trabalho, será que esta é a melhor ocasião para receber um fora? E se você levar um "não", a combinação de bebidas de sobra e pessoas com os ânimos exaltados ao seu redor pode não acabar bem.

#15 Não demonstre interesses sexuais (pelo menos não à vista de todos)
Getty Premium images

#15 Não demonstre interesses sexuais (pelo menos na frente de todos)

Esse ponto é similar ao último. Se rolar de você ficar com alguém do trabalho, faça isso de uma forma discreta. Os seus colegas de trabalho certamente vão ver, comentar e fazer piadinhas, mas você poderá enfrentar tudo de cabeça erguida se estiver solteiro, bem como o seu par romântico. A dica é não se animar demais nos abraços, amassos e beijinhos, porque isso definitivamente pode queimar o filme de vocês no ambiente profissional. Se não deu para segurar a paixão na festa da firma, tudo bem. Só mantenha a compostura para que a sua ficada não seja o assunto principal da festa depois de várias semanas.

#14 Use um figurino elegante e discreto
Getty Premium images

#14 Vista-se recatadamente

Nas festas de fim de ano da empresa, as pessoas costumam ser superficiais. Independentemente do que você escolher vestir na festa do trabalho, seus colegas vão medir você de cima a baixo e julgá-lo com base nas suas roupas. Por isso, o melhor conselho é evitar mostrar demais o corpo. Seja elegante e discreto, acima de tudo. Lembre-se de que a confraternização da empresa é um evento grupal. Se você usar uma roupa que chame demais a atenção, será o assunto principal da festa, e isso poderá não cair muito bem para quem organizou a reunião.

#13 Tolere conversa fiada
Getty Premium images

#13 Tolere conversa fiada

Prepare-se para ouvir a pergunta "O que você vai fazer no Natal?" de alguém que você não suporta. Resista à tentação de dizer que você vai tentar evitar conversas estúpidas de gente chata. Em vez disso, conte seus planos com o entusiasmo de um ator de novela. Assim você mantém o nível e tira de letra as provocações.

#12 "Ele está atrás de você..."
Thinkstock/Comstock/Getty Images

#12 "Ele está atrás de você..."

Você precisa ter olhos na nuca na festa do seu escritório. Se você for falar mal de alguém presente, certifique-se de que nem ele nem qualquer um de seus amigos está por perto ouvindo os seus comentários. Imagine terminar a festa discutindo com um colega de trabalho? Com certeza o seu chefe não vai gostar nada disso!

#11 O trabalho é chato
Photodisc/Photodisc/Getty Images

#11 O trabalho é chato

Os afazeres do dia a dia na empresa podem ser os únicos assuntos que você tem em comum com todos neste ambiente, mas o trabalho definitivamente não é um bom tema nas rodinhas da festa da firma. É uma opção "segura", mas você poderá ser tachado como o mala que só fala sobre o trabalho. Procure contar histórias divertidas e fuja dos assuntos que envolvem clientes, notas fiscais, pagamentos, etc.

#10 Escape de conversas tediosas
Getty Premium images

#10 Escape de conversas tediosas

Usar respostas curtas pode acabar convencendo pessoas muito chatas de que você está gostando de conversar com elas e quer que o papo se prolongue. Embora você possa ter algo em comum com a maioria das pessoas, às vezes tentar forçar a amizade simplesmente não vale a pena. Se alguém está sendo chato, diga que precisa ir ao banheiro ou buscar uma bebida e saia de fininho. Assim você evita aborrecer-se e querer ir embora antes da revelação do amigo secreto ou do discurso de fim de ano do dono da empresa.

#9 Ninguém gosta de vômito
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

#9 Ninguém gosta de vômito

Vomitar não rende amigos. Se você não seguiu o conselho de beber com moderação e realmente precisa aliviar o mal-estar estomacal, certifique-se de fazer isso sem que ninguém o veja. Vá discretamente para o banheiro ao primeiro sinal de problemas, e só saia dali quando estiver realmente se sentindo melhor. Não deixe que as pessoas percebam que você está passando mal, pois isso poderá gerar fofocas e fará você se sentir ainda mais incômodo.

#8 Não é hora para conflitos
Comstock Images/Comstock/Getty Images

#8 Não é hora para conflitos

Você pode ter coisas entaladas para dizer para algumas pessoas, mas a festa da firma não é a melhor ocasião para isso. Não há nenhum benefício em ser o estraga-prazeres da festa que sai gritando com alguém por quem guarda ressentimentos. Esse tipo de comportamento com certeza será reprovado por todos e poderá trazer consequências profissionais desagradáveis quando você voltar a trabalhar.

#7 Evite seu chefe
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

#7 Evite seu chefe

A menos que vocês sejam amigos e tenham uma relação de intimidade, o melhor a fazer é manter uma distância segura do seu superior. A festa de fim de ano não é a ocasião mais adequada para desencadear uma conversa íntima com pessoas que têm o poder de demiti-lo. Algum comentário seu pode cair mal e colocá-lo em uma saia-justa com o seu chefe.

#6 Evite se gabar e jogar o jogo do "Eu nunca..."
Getty Premium images

#6 Evite se gabar e jogar o jogo da verdade

Você pode contar uma história, inocentemente, sobre uma conquista sexual com alguém do escritório, mas isso pode trazer uma reputação indesejável. Da mesma forma, o jogo da verdade é bastante arriscado. Se você tem coisas que não quer que seus colegas saibam, evite participar dessa brincadeira, especialmente se você tiver bebido demais.

#5 Dance com sobriedade
Getty Premium images

#5 Dance com sobriedade

Dançar é uma boa maneira de se divertir, mas se você exagerar nos movimentos, pode acabar sendo a atração principal da festa, tanto para o bem quanto para o mal. Dançar freneticamente não é a pior coisa que você pode fazer na festa da firma, mas se você se exceder, poderá se tornar o personagem principal de um vídeo digno de viral na Internet ou de uma foto embaraçosa no Facebook. Dance e divirta-se, mas mantenha a linha.

#4 Não use o scanner
Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

#4 Não é preciso usar o scanner

Este é um clássico que, infelizmente, continua acontecendo muito na vida real. Fique longe da máquina de scanner ou da fotocopiadora na festa do seu escritório, principalmente se o que você quer é fotocopiar a sua extremidade traseira. Embora possa ser hilário na hora, a TV e o cinema já mostraram que escanear o seu traseiro pode dar errado de várias maneiras. Se estas advertências não são suficientes, a BBC fez um especial sobre desastres de escritório que inclui uma história horrível em que o scanner quebrou sob o peso e o vidro acabou entalado no traseiro da pessoa.

#3 Você não está fazendo uma apresentação
Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images

#3 Você não está fazendo uma apresentação

Evite o karaokê, dançar sobre mesas, discursos de improviso e qualquer coisa que chame a atenção para você. Fique incógnito e você vai escapar da festa com a sua reputação ilesa.

#2 Ignore pequenos erros
Getty Premium images

#2 Ignore pequenos erros

Se algo bobo sair errado, não é o fim do mundo. Algum excesso e palhaçadas são completamente esperados em festas. Se você não fez nada absolutamente estúpido, como chamar seu chefe de Hitler, provavelmente você poderá conviver com o seu pequeno vexame numa boa.

#1 Última dica: limitação de danos
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

#1 Última dica: limitação de danos

Não importa o quanto você tente evitar situações embaraçosas, às vezes as coisas simplesmente podem fugir do controle. Neste caso, o mais indicado é sempre pedir desculpas profusamente e admitir que você agiu mal. Não se esqueça, você não é o único com medo de fazer algo estúpido, outras pessoas podem estar tão preocupadas quanto você com coisas que elas possam ter feito ou falado na festa. Se a sua preocupação envolve um superior, explique que você valoriza a sua posição, e que não tinha a intenção de dizer ou fazer qualquer coisa da qual se arrepende. Esclareça a situação que você não pode não ter "explicado claramente" e espere que isso tudo acabe.