×
Loading ...

Hábitos de banho chineses

Atualizado em 17 abril, 2017

Registros chineses sobre o banho remontam mais de 3.000 anos e ilustram a importância cultural do ritual. Os hábitos evoluíram ao longo dos anos, tornando o banho menos ritualístico, mas, muitas vezes, ainda dividido por classe, e continuam a mudar nesse período de forte crescimento econômico para a China. (Referência 1)

A cultura chinesa é uma das mais antigas do mundo (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

História

Desde 1100 a.C., o banho era um ritual elaborado na China com significado religioso. Imperadores e sacerdotes budistas e taoistas banhavam-se para limpar o corpo e alma. Eles realizavam procedimentos estritamente regimentados antes de ritos religiosos. Ao longo dos séculos, os costumes transformaram-se em hábitos, como convidados que tomavam banho antes de fazerem uma refeição e crianças aquecendo água para os pais como um sinal de respeito. Famílias reais construíam banheiros elaborados e tinham uma relação prazerosa com eles. Na Dinastia Song, 960-1271 d.C., banhos públicos em cidades com ajudantes de limpeza eram populares. Saunas públicas para todas as esferas da vida prosperaram no início do século 20.

Loading...

Hábitos rurais

Apesar da longa história do banho na sociedade chinesa, aqueles que vivem em áreas rurais não tomam banho com muita frequência. Alguns agricultores pobres em vilarejos chineses ocidentais nunca tomaram banho, devido à falta de instalações. Outras estimativas indicam que 200 milhões de 800 milhões de habitantes rurais tomam banho apenas uma vez por mês, causando doenças devido à falta de higiene. Água aquecida utilizando fogões a gás é ineficiente e polui o meio ambiente, por isso, banheiros que utilizam a energia solar estão sendo construídos em algumas partes da China rural, de modo que todas as pessoas possam desfrutar de um banho.

Hábitos urbanos

Moradores da área moderna e urbana na China tomam mais banho do que suas contrapartes rurais, mas são ocupados e muitas vezes não têm o hábito de tomar banho à noite. Um estudo da Universidade de Nara para Mulheres descobriu que na cidade de Xian, a esmagadora maioria -- 90 % -- usa seus próprios banheiros para tomar banho. Tomar banho pela manhã para fins de limpeza é a principal forma adotada, mas os moradores da cidade também mostram interesse em tomar banho para fins de relaxamento e lazer.

Formas especializadas de banho

Moradores de cidades na China têm a escolha de diferentes tipos de banho além de se limparem. Banhos medicinais têm uma longa história no país, e algumas das receitas antigas foram trazidas para os tempos modernos, adicionando ingredientes como raízes, crisântemos, pimentas e gengibre à água. Saunas também chegaram em casas de banho chinesas na década de oitenta. Os moradores da cidade também podem escolher entre banhos de luxo, como o estilo tailandês e japonês, chá e óleo de massagem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...