Halterofilismo e dor no cotovelo

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
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Halterofilismo e dor no cotovelo
Pesos podem causar lesões nas articulações, se você não tiver cuidado (weights and measures image by John Sfondilias from Fotolia.com)

Qualquer pessoa que malha pode ficar sentir dor no cotovelo ocasionalmente. Pode ocorrer na parte externa, interna, lateral, frontal ou traseira do cotovelo. Algumas dessas lesões ou estiramentos têm nomes específicos. A melhor maneira de prevenir a dor no cotovelo é evitar fazer movimentos bruscos com os pesos, quando estiver se exercitando, e não usar anilhas que sejam muito pesadas.

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Tendinite

A tendinite (cotovelo de tenista) é comum em halterofilistas e pode ser desencadeada por meio de movimentos de empurrar e puxar. Ela geralmente ocorre quando os tendões do antebraço e a parte inferior do tríceps esfregam contra o epicôndilo lateral, um osso proeminente na lateral radial do antebraço. Esse problema é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, mas os indivíduos que sentem alguma dor nessa região devem repousar e aplicar gelo em intervalos de 20 minutos.

Cotovelo do golfista

O cotovelo de golfista afeta o lado do cúbito do antebraço. O osso proeminente ao longo do lado do dedo mindinho é chamado de epicôndilo medial e, ocasionalmente, os tendões dos antebraços e tríceps podem se esfregar contra essa área e causar inflamação e dor. Exercícios de halterofilismo, como o crucifixo reto, pulley, puxada fechada para o tríceps e até mesmo a rosca direta, podem causar esse problema. Assim como nos casos de tendinite, descanso e gelo são os tratamentos recomendados.

Dor logo acima do cotovelo

Qualquer pessoa que faça bastante flexão de braço em pé ou sentado pode, de vez em quando, sentir dores musculares logo acima do cotovelo. Essa é a área inferior do tríceps que, eventualmente, pode ficar sobrecarregada ou ligeiramente hiperestendida. Os halterofilistas que fazem bastantes exercícios de supino com pegada fechada também são propensos a sentir essa dor no cotovelo. A pegada fechada e as flexões de braço fazem pressão e forçam bastante essa área sensível dos tríceps. Qualquer indivíduo que sentir esse tipo de dor deve pensar seriamente em diminuir o número de séries de ambos os exercícios. Descanso e gelo melhoram o processo de cura.

Dor na parte frontal do cotovelo

As pessoas que levantam pesos podem sofrer um estiramento na parte da frente do cotovelo ou no tendão do bíceps. Isso pode ser um problema estritamente para quem força demais seus bíceps. Os exercícios que afetam essa área são a rosca direta com barra, crucifixo reto, rosca Scott e rosca concentrada. Segurar o haltere em uma posição vertical enquanto você o levanta (rosca martelo) pode fazer com que alguém fique propenso a sentir esse tipo de dor no cotovelo.

Artrite

Pessoas que se exercitam levantando pesos há muitos anos podem começar a ter artrite nos cotovelos e sentirem muita dor. A artrite é uma inflamação das articulações. O mesmo pode acontecer com os indivíduos que treinam durante muitos anos, colocando muita pressão nas articulações dos cotovelos. Portanto é melhor limitar exercícios como a extensão tríceps com haltere que coloca uma quantidade excessiva de pressão sobre articulações do cotovelo. É possível tratar ou prevenir a artrite, consumindo alimentos com uma grande quantidade de vitaminas. Por exemplo; verduras e legumes, frutas e carne. Os halterofilistas acima de 40 anos podem considerar a possibilidade de tomar suplementos de glucosamina e condroitina para tentar reduzir a inflamação e regenerar a cartilagem do cotovelo.

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