A hemoglobina alta é um bom sinal?

Escrito por abbey baker | Traduzido por aline cortez
A hemoglobina alta é um bom sinal?

Molécula de hemoglobina

A hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos, não deve aparecer nem muito baixa nem muito alta no hemograma. Embora seja importante não ter uma contagem baixa demais, níveis anormalmente elevados podem indicar várias doenças.

Outras pessoas estão lendo

O que é hemoglobina?

A hemoglobina é uma molécula de proteína, presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos e o dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. Em adultos normais, a hemoglobina contém quatro moléculas encadeadas. Ela também transporta o ferro, que é o responsável pela cor dos glóbulos vermelhos, e mantém a forma das células sanguíneas.

Hemoglobina alta

A hemoglobina é medida no hemograma, e seu valor pode ser determinado através de vários métodos. Geralmente, isso é feito utilizando-se uma máquina que expõe a hemoglobina ao cianeto e, em seguida, projeta-se uma luz para observar como ela é absorvida. A hemoglobina alta significa que há mais moléculas de proteína nos glóbulos vermelhos que a quantidade normal. Contagens de hemoglobina podem estar temporariamente elevadas devido a desidratação ou altitudes elevadas. Fumantes também podem apresentar níveis altos, bem como portadores de certos tipos de tumores e doenças.

A hemoglobina alta é um bom sinal?

Embora a hemoglobina elevada não seja, na maioria dos casos, algo bom, é conveniente ter uma contagem da substância superior a um determinado valor. Muitas vezes, uma contagem baixa indica anemia, problemas na medula óssea ou insuficiência renal. Portanto, caso sofra de algum desses problemas, é importante ter níveis suficientemente altos. Mas, de modo geral, uma contagem de hemoglobina acima do normal não é um bom sinal.

Relação com doenças

Uma contagem de hemoglobina elevada (acima de 16 gm/dl para uma mulher adulta; acima de 18 gm/dl para um homem adulto) pode ser indicador de vários distúrbios e enfermidades. Uma doença pulmonar grave, como enfisema, assim como tumores, doenças da medula óssea e o consumo de drogas podem levar a níveis anormalmente altos.

Tratamento

Existem muitos tratamentos para hemoglobina alta, mas eles dependem do que a contagem está indicando. O médico provavelmente realizará vários exames para determinar a causa do problema antes de decidir sobre um tratamento.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media