A história do bolo de milho mexicano

Escrito por mike marcoe | Traduzido por carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A história do bolo de milho mexicano
Em espanhol, a palavra para bolo de milho mexicano é "tortilla". (making tortillas image by Efrain Diaz from Fotolia.com)

Em espanhol, a palavra para bolo de milho mexicano é "tortilla". As tortillas mexicanas são tradicionalmente feitas de milho, então, as tortillas de milho são especificamente chamadas de "tortillas de maiz". Tortillas de bolo de milho têm uma longa história na cultura mexicana. Elas têm sido o amido básico da dieta mexicana por séculos.

Outras pessoas estão lendo

História

As tortillas de milho, originalmente feitas pelos povos mesoamericanos, datam de cerca de 3.000 AC., de acordo com descobertas arqueológicas nas antigas cidades no Vale de Tehaucán, em Puebla, no México. Um tipo de milho com grãos grandes era cultivado na montanha mexicana Sierra Madre naquela época. O milho tornou-se um alimento básico na dieta dos povos índios Asteca e Maia, nativos do México, que utilizavam diversas técnicas para tirar os grãos dos sabugos e transformá-los em uma pasta e, posteriormente, em pão tipo bolo.

A história do bolo de milho mexicano
O milho era o alimento básico na dieta dos povos índios Asteca e Maia (corn image by Bosko Martinovic from Fotolia.com)

Nome

Quando os espanhóis vieram para Cuba e para o México, em 1519, e viram que os indígenas Astecas e Maias comiam este bolo de milho plano que faziam com as mãos, eles deram ao bolo o nome que ainda é utilizado hoje, "tortilla" - que significa "bolo pequeno".

A história do bolo de milho mexicano
Astecas e Maias faziam um bolo de milho plano, que os espanhóis chamaram de "tortilla" - "bolo pequeno" (pyramide de chichen itza image by rachid amrous-spleen from Fotolia.com)

Importância não-culinária

Devido ao seu lugar central na dieta, o milho e o bolo de milho têm, há muito tempo, figurado excessivamente no folclore e na mitologia do povo nativo do México. Por exemplo, a história da criação dos Maias inclui uma parte que descreve divindades correndo seus dedos por grãos de milho.

A história do bolo de milho mexicano
Na história dos Maias já havia uma passagem que descreve divindades correndo os dedos por grãos de milho (mexican art moon image by Jim Mills from Fotolia.com)

Tipos

Bolos de milho mexicanos tradicionais foram modificados através dos anos, adicionando chili ou outras pimentas, condimentos e feijões. Com uma grande variedade de ingredientes disponíveis atualmente, os diferentes tipos de tortillas de bolo de milho que podem ser feitas são intermináveis.

A história do bolo de milho mexicano
As totillas foram modificadas ao longo dos anos, incorporando chili, outras pimentas, condimentos e feijões (Tortilla Stack image by Brett Mulcahy from Fotolia.com)

Considerações

A cozinha e a cultura mexicanas têm raízes profundas na história americana, especialmente na do sudoeste. Desde os modernos tacos e tostadas até as tortillas (cozinha Tex-Mex - que mistura as culinárias Texana e Mexicana), os americanos adoram a cozinha mexicana.

A história do bolo de milho mexicano
A cozinha Tex-Mex mistura as culinárias Texana e Mexicana (Speisekarte amerikanisch Tacos Nachos image by Schulz-Design from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível