História da música para crianças

Escrito por carl hose | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Ensinar a história da música para crianças pode ser uma forma eficaz de envolvê-las na música, mas pode ser desafiante encontrar uma maneira de manter o interesse de seus jovens estudantes. O ensino de história da música para crianças exige um equilíbrio entre o valor educacional e o entretenimento. Você também precisa ser capaz de apresentar o assunto de uma perspectiva adequada à idade delas. Aqui estão algumas dicas e estratégias que podem ser usadas para introduzir as crianças a nossa rica herança musical.

Outras pessoas estão lendo

História do gênero musical

Uma forma eficaz de ensinar a história dos gêneros musicais para crianças é mostrar a conexão entre as músicas que elas escutam hoje com formas básicas da música do passado. Antes de você começar a ensinar a origem do blues, por exemplo, familiarize as crianças com a forma como ele é usado na música popular atual. É mais fácil manter a atenção da criança quando você fala sobre algo que ela já conhece.

Use detalhes de personalidade

Mozart e Beethoven são apenas dois dos compositores clássicos que têm histórias interessantes. Beethoven escreveu muitas de suas obras populares depois que perdeu sua audição. Para ouvir os sons, ele cortou as pernas do seu piano para que o instrumento ficasse no chão e, assim, ele poderia sentir as vibrações que fazia quando tocava. Mozart era um rebelde musical, clamando por um maior nível de respeito pelos músicos num momento em que eles eram considerados nada mais do que bobos da corte. A história de encruzilhada e como músicos de blues pretendiam vender suas almas para ter a capacidade de tocar, ou como os Rolling Stones escolheram seu nome após a década de 1950 com a música "Rollin ' Stone", criada pelo lendário homem de blues Muddy Waters, são dicas de trivia que você pode adicionar a uma aula de história da música. Esses são os tipos de detalhes que podem ajudar seus alunos a conhecerem os compositores ao longo da história.

Jogos musicais

Use jogos tradicionais como o jogo da forca e palavras cruzadas para ajudar a apresentar e reforçar aulas de história da música. Combinar o amor natural de uma criança por jogos com aulas de história da música irá ajudar os alunos a absorverem efetivamente as informações que você apresenta. Curiosidades musicais com prêmios é apenas uma ideia que pode ser usada. Você pode comprar um jogo de trivia musical, criar o seu próprio, ou aproveitar os jogos de história da música disponíveis gratuitamente online (consulte Recursos).

Se você faz seus próprios jogos, crie um equilíbrio que ensine a história dos instrumentos musicais, a história de gêneros musicais e a história de alguns dos mais famosos compositores e músicos. Essas visões históricas sempre devem mostrar uma relação com as músicas que as crianças conhecem hoje.

Ensino visual

Há diversos métodos visuais que você pode usar para ensinar a história da música. Tente montar um musical sobre a vida e os tempos de compositores famosos. Há também muitos filmes biográficos disponíveis como "Minha Amada Imortal" (sobre Beethoven), "A História de Buddy Holly" e muitos outros. Tenha cuidado antes de escolher um filme pois alguns deles são destinados a um público mais velho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível