×
Loading ...

Como tratar o pó branco em uma violeta africana

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As violetas africanas são suscetíveis ao oídio, um fungo branco que pode ser formado por uma quantidade de espécies de fungos. Ele se espalha através das folhas e pétalas das plantas quando elas estão localizadas em uma área com muito pouca circulação de ar. Isso ocorre, normalmente, quando estão amontoadas com outras plantas ou presas a um canto. Se puderem ficar no alto, próximo a uma janela aberta, uma área com ventilação moderada e bom espaçamento entre as plantas -- e entre as folhas individuais -- isso evitará problemas futuros como o mofo poeirento ou outras pestes que prosperem com pouca ventilação.

Instruções

As folhas de violetas africanas deverão ser verde-escuras com uma penugem fina, sem pó branco (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Certifique-se do diagnóstico correto para oídio. O mofo poeirento começa como um pó branco ou cinza em manchas ou áreas circulares, em seguida se espalha para toda a superfície da folha ou pétala. A poeira ambiente cobrirá toda a superfície da planta, uniformemente.

    Loading...
  2. Corrija problemas na cultura possibilitando o crescimento de fungos, como o cultivo das violetas africanas em áreas com ar estagnado, úmido e frio. Remova as folhas infectadas que estejam frágeis ou murchas, espaçando as plantas para aumento da circulação de ar. Corte fora essas folhas com uma tesoura afiada e desinfetada. Mova as plantas para uma área com uma ventilação melhor.

  3. Aplique um fungicida se a infestação persistir após as soluções de cultura serem aplicadas. O oídio, apesar de ser inicialmente uma praga cosmética, também enfraquece a planta tornando-a incapaz. Assegure-se de que o fungicida aplicado seja efetivo contra o mofo poeirento e seguro para utilização em violetas africanas. Essas informações deverão constar na embalagem.

  4. Limpe todos os utensílios usados em plantas infectadas com álcool isopropílico e um pano limpo. Isso ajudará na prevenção da propagação do oídio.

Loading...

Dicas

  • Novos produtos que neutralizam o oídio chegam nos mercados frequentemente. Peça recomendações ao serviço de extensão local ou sociedade de violetas africanas.
  • Evite fertilizar com nitrogênio durante a infestação. Muitos fungos alimentam-se de fertilizantes tanto quanto de plantas. O nitrogênio contido em fertilizantes encoraja um crescimento novo e suculento. Esse crescimento é mais suscetível à infecção por oídio.

O que você precisa

  • Tesoura afiada, desinfetada
  • Fungicida para oídio apropriado para violeta africana
  • Álcool isopropílico
  • Pano

Referências

Loading ...
Loading ...