Como homens e mulheres se sentam em um jantar formal japonês?

Escrito por chrys lin | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como homens e mulheres se sentam em um jantar formal japonês?
Visitantes devem ter em mente a etiqueta apropriada quando visitarem lares japoneses (chopsticks image by Ana Blazic from Fotolia.com)

Etiquetas são muito importantes para os japoneses e é extremamente rude quando certas regras de comportamento não são seguidas. Estrangeiros no Japão ou visitantes em lares japoneses devem se lembrar de algumas regras básicas de comportamento apropriado para evitar ofensas aos seus convidados.

Outras pessoas estão lendo

Tatame

Em vez das cadeiras e mesas com estilo ocidental, muitas casas japonesas e restaurantes tem mesas baixas e almofadas no chão no lugar. O chão em que as pessoas comem é normalmente uma área feita de tapetes de tatame, que são tradicionalmente painéis feitos de palha. Sentar em um chão de tatame é também comum durante cerimônias do chá e outras ocasiões tradicionais.

Sentando-se em casa

O convidado mais importante em uma mesa de jantar japonês normalmente se senta em um lugar honorário, que fica o mais longe possível da entrada. Se houver um tokonoma no cômodo, que é um espaço separado embutido, o convidado normalmente se sentará a sua frente, enquanto o anfitrião ou a pessoa menos importante se sentará perto da entrada. Se você não tiver certeza sobre onde se sentar, espere por instruções do anfitrião.

Técnicas de para sentar-se

Se estiver sentado em almofadas no chão, a maneira tradicional de se sentar em uma mesa japonesa para homens e mulheres é acposição seiza. Essa posição requer que a pessoa sente/ajoelhe com suas pernas dobradas abaixo delas, de maneira que eles se apoiem sobre suas panturrilhas. Isso pode ser desconfortável para a maioria das pessoas que não estão acostumadas em se sentar nessa posição. Em situações mais casuais, homens se sentam com as pernas cruzadas enquanto as mulheres se sentam com ambas as pernas de um lado.

Refeição

Em um restaurante japonês, os empregados normalmente o levarão para sua mesa. Se não, normalmente lhe informarão que não há problema em escolher uma mesa para você. A maioria dos restaurantes dos japoneses apresentam mesas e cadeiras estilo ocidental, embora possam continuar equipados com mesas baixas tradicionais em espaços separados. Se seu anfitrião for japonês, é normalmente mais educado esperar a indicação de onde se sentar. O convidado de honra, ou pessoa mais velha, normalmente se sentará no centro da mesa, o mais distante da porta.

Outras coisas para se lembrar

É de costume japonês dizer Itadakimasu antes de comer, o que significa "eu recebo com gratidão". quando você terminar de comer, você dizer gochisosama deshita; que significa "obrigado pela refeição". Lembre-se de esperar pelo convidado de honra, ou pessoa mais velha da mesa, para começar a comer antes de você. Se estiverem comendo em um prato compartilhado, lembre-se de usar os hashis de se servir, e não os seus próprios para levar a comida até seu prato. Também é considerado educado terminar toda a comida até o último grão de arroz. Nunca aponte com seus palitos, e nunca fure sua comida com eles.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível