Idéias alternativas de pintura ecologicamente corretas

Escrito por anne boynton | Traduzido por ana cristina carneiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Idéias alternativas de pintura ecologicamente corretas
Há muitas tintas ecológicas disponíveis no mercado. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A pintura é uma forma simples e de baixo custo para criar um novo visual para um edifício. Se você está preocupado com o preenchimento de sua casa ou escritório com produtos químicos de tintas à base de petróleo, o que pode ser potencialmente perigoso para a sua saúde e para o meio ambiente, você pode selecionar as tintas ecológicas como uma alternativa. Há muitas opções de produtos ecológicos no mercado para você escolher. Como não existem diretrizes legais sobre rótulos eco-uso, é importante estar informado sobre o assunto e escolher seus produtos de pintura com cuidado.

Outras pessoas estão lendo

Tintas à base de linhaça

Tintas podem ser produzidas à base de óleo de linhaça, o que vem a partir da planta de linho. Este tipo de tinta pode ser utilizado para interiores, bem como para exteriores. Segundo o site "Eco Ideias Amigáveis"​, em inglês, tinta à base de óleo de linhaça podem durar mais do que as tintas normais em até um terço de sua vida. No entanto, ao longo do tempo, os pigmentos em tintas à base de óleo de linhaça vão desaparecendo, o que requer uma nova camada.

Idéias alternativas de pintura ecologicamente corretas
Tintas podem ser produzidas à base de óleo de linhaça (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Tintas à base de argila

Segundo o site "Idéias verdes de vida", também em inglês, tintas à base de argila, que são usados ​​somente em ambientes fechados, são uma das alternativas de tintas naturais mais comumente usadas. Esta tinta é principalmente e, naturalmente, anti-fúngica à base de água e anti-estático. É ideal para a criação de aparência de terra e vem em fosco e em textura para acabamentos. Você precisa aplicar duas camadas, assim como com tinta à base de petróleo regular. Opções de cores estão limitados a tons de terra e pigmentos azuis, branco e laranja. Tinta à base de argila é mais caro do que a pintura convencional, e não pode ser lavado, exigindo retoques para as áreas sujas ou danificadas.

Idéias alternativas de pintura ecologicamente corretas
Existem vários tipos de tintas que não agridem o meio-ambiente. (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Tintas à base de leite

De acordo com "Eco Ideas amigáveis"​​, tintas feitas a partir de proteínas do leite ou caseína, e cal são uma alternativa ecológica "à moda antiga". Estes produtos de pintura são comprados em forma de pó, exigindo que você misture-os. Lima pode irritar a pele e os olhos, e tintas à base de leite irão lascar em ambientes com alto nível de umidade. Tintas à base de leite são à base de água e podem ser usadas para a pintura externa e interna. O efeito final é um resíduo metálico, macio e de giz, e muitos revestimentos são necessários a fim de criar uma aparência opaca.

Idéias alternativas de pintura ecologicamente corretas
Existem tintas ecológicas não caras disponíveis no mercado (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Tintas com baixo composto orgânico volátil (COV)

COV's, ou compostos orgânicos voláteis, são comumente encontrados em tintas imobiliárias. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, estes produtos químicos "podem ter efeitos adversos à saúde a curto e longo prazo." Tintas de baixo COV supostamente dão pouco ou nenhum COVs, substituindo os ingredientes de petróleo convencional à base de petróleo, com uma base de água. Para ser rotulado como "Baixo COV", um litro de tinta deve conter 200 g de COV ou menos, um padrão estabelecido pela APA. Pinturas com um selo verde contêm menos de 50 g de COV por litro. Há também tintas "zero COV", que contêm menos do que 5 g do produto.

Idéias alternativas de pintura ecologicamente corretas
Compre sempre tintas aprovadas ecologicamente (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível