×
Loading ...

Ideias baratas de pavimentação de calçada

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma variedade espantosa de materiais para pavimentação de baixo custo está disponível no mercado hoje, juntamente com diversos objetos existentes em casa, um pouco de suor e imaginação, podem servir para a pavimentação de uma calçada. Sendo assim, a menos que aprecie o visual maçante e cinza das calçadas de concreto sólido em frente ao seu jardim, coloque sua criatividade para funcionar e crie algo inspirador.

Calçadas não têm que ser lajes de cimento maçante e sem graça (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Calçadas de pedras naturais

As formas e cores das pedras naturais mais suaves misturam-se harmoniosamente com seus arredores e, se usadas com areia ou material vegetal em vez de argamassa, podem oferecer benefícios ambientais. A superfície permeável de paralelepípedos vagamente espaçados ou calçadas de laje absorvem as chuvas e evitam um escoamento excessivo que possa levar à erosão ou sobrecarga dos sistemas de drenagem. Usar pedras de sua propriedade também poupa dinheiro e garante que a calçada combine com outras pedras nativas de sua paisagem. Escolha pedras que combinem com o espaço e com a intenção de que tem em mente. Pedras planas, relativamente lisas, oferecem calçadas mais seguras do que rochas mais ásperas que podem machucar os dedos do pé e causar tropeços.

Loading...
Pedras naturais possuem textura e cor agradáveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pisos de pedra caseiros

Se for habilidoso, faça seu próprio piso de concreto usando sacos de mistura de concreto ou mistura de cimento, areia e cascalho. Fazer você mesmo custará menos e poderá personalizar o visual. Compre moldes de piso de pedra de concreto comercial ou use formas de papelão ou madeira compensada, recipientes de plástico ou tabuleiros como moldes. Torne o trabalho ainda mais fácil ao escavar buracos superficiais diretamente no solo onde deseja pôr suas pedras e coloque concreto neles. Adicione pigmentos coloridos à mistura de concreto e embeleze as pedras ao fazer estampas, esculturas ou escovar a superfície quando elas começarem a endurecer. Para um piso de pedras de mosaico, adicione pedaços de telha, vidro ou outros objetos decorativos.

Até o cimento fica mais bonito em pisos de pedras (Comstock/Comstock/Getty Images)

Calçada de pedras

Embora demorada, uma calçada de pedras é uma obra de arte que vai durar uma vida inteira e deixar a paisagem de sua casa atraente. O melhor de tudo, as pedras podem ser obtidas gratuitamente. Reúna algumas toda vez que for dar um passeio -- especialmente ao longo de córregos e rios onde pedras arredondadas são abundantes -- e trabalhe uma pequena parte ou faça blocos de pavimentação individuais um de cada vez. Se tiver um grande espaço para preencher, compre material para pavimentação de pedras em uma loja de materiais de construção e, então, faça manualmente e decore apenas o local a ser pavimentado ou outras partes selecionadas usando pedras especiais coletadas por você.

Pedras arredondadas deixam sua calçada atraente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pisos de vidro

Garrafas de vidro são onipresentes na vida moderna e também são facilmente descartadas. No entanto, elas podem ser um resistente material de construção reciclado, então em vez de jogá-las fora, reutilize-as como pisos. Escave o solo na profundidade das garrafas que usará, invertas-as para que a abertura fique para baixo e coloque-as lado a lado na via. Peneire o solo para remover detritos e pedras e, em seguida, aterre sobre e em torno das garrafas usando uma vassoura para espalhá-las uniformemente. Pulverize a área com uma mangueira para forçar o assentamento do solo. Adicione terra e repita conforme necessário para embalar firmemente o solo na superfície superior das garrafas. Se a terra estiver solta ou arenosa, adicione pó de argila ou cimento ao solo peneirado antes de aterrar, para ajudar a compactá-lo, ou use argamassa entre as garrafas.

Garrafas são materiais de construção resistentes que podem ser usados para criar pisos inspirados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...